Sabe aquela dica clássica de calibrar os pneus do carro quando eles estão frios, antes de cair na estrada? É porque quando pegamos a rodovia, a temperatura lá embaixo esquenta com o atrito do asfalto e a pressão aumenta. Principalmente se você está acelerando nas alturas. Caso calibre os pneus nessas condições, a pressão vai ficar toda errada por causa desse aquecimento.
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O problema é que muitos motoristas acabam esquecendo essa dica básica e só lembram da calibragem quando já estão na estrada. Aí é completamente normal bater aquele desespero. Mas respire fundo e evite entrar em pânico! Temos uma solução improvisada que pode ajudar.
Dica de emergência, mas que pode te salvar
Dá para considerar que os pneus aquecidos aumentaram a pressão em cerca de duas libras. Então a dica é calibrar os pneus quentes com duas libras a mais do que a recomendação do manual.
Claro, isso não é uma solução definitiva, mas como medida temporária vai ajudar a compensar o aumento de pressão causado pelo aquecimento durante a viagem. Só não esquece que é provisório, certo? Assim que possível, é importante fazer o processo correto quando os pneus estiverem frios.
Qual é a pressão certa para os pneus do carro?
Bem, a resposta está lá no Manual do Proprietário, o verdadeiro guru dos automóveis. Alguns carros mais modernos até têm essas informações na porta do motorista ou do passageiro. Mas cada fabricante tem suas próprias especificações, então é bom dar uma conferida.
Agora, o segredo é: uma visita ao posto de combustível por semana para manter o ar nos pneus no ponto certo. E não se esqueça do estepe, hein? Ele merece uma atenção especial também! Ah, e aqui vai mais uma dica preciosa: quando for calibrar, faça isso pela manhã, antes de sair acelerando. Por quê? Porque o ar quente pode atrapalhar a calibragem, então é melhor evitar.
Lembre-se: a pressão certa nos pneus é fundamental para uma viagem segura, boa aderência no asfalto e até economia de combustível.