Com o isolamento social determinado pela pandemia da Covid-19, diversas empresas tiveram que se adaptar para continuar funcionando e manter as suas equipes trabalhando longe de suas sedes. Com isso, o home office surgiu como uma grande solução para as profissões que exigiam essa mudança, mas se perpetua até os dias de hoje.
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Dessa forma, essa modalidade acabou dando espaço para os formatos híbridos, quando há revezamento entre o presencial e o home office, bem como para o remoto. Com o isolamento social, as empresas conseguiram perceber que os seus funcionários aumentaram os seus rendimentos e houve grandes benefícios para a saúde.
Assim, esses fatos certamente influenciaram diretamente no crescimento das companhias.
Além disso, com o movimento de home office, o número de nômades digitais também cresceu. De acordo com uma pesquisa estadunidense, esses são 45% mais produtivos do que os funcionários presenciais. Eles também são mais felizes, visto que 91% deles estão mais satisfeitos com os trabalhos.
Quais os principais trabalhos remotos?
Durante a pesquisa, os entrevistados destacaram que a flexibilidade é o principal benefício da modalidade remota. Sendo assim, países como Portugal, Canadá e Alemanha já estão disponibilizando o visto para nômades digitais, modificando as leis para incentivar o turismo de trabalho na região.
Se você está ingressando no mercado de trabalho agora e deseja ingressar logo pela modalidade remota, saiba que muitas empresas estão contratando profissionais com pouca ou nenhuma experiência para trabalhar por home office. Entre as oportunidades ofertadas, estão:
- Operador de entrada de dados: coleta e insere dados em bancos de dados online, mantendo atualizações dos registos das informações;
- Assistente virtual: oferta suporte a empresas ou cargos superiores, cumprindo funções básicas, como caixas de entrada, agendamento de calendários, entre outros;
- Transcricionista: responsável por transcrever áudios difíceis, sotaques carregados e conversa cruzada, logo exige habilidades além dos aplicativos utilizados para isso;
- Representante de atendimento ao cliente: soluciona os problemas dos clientes, faz venda de produtos e tudo mais que seja relacionado ao call center.