Uma ferramenta extra tem ajudado cada vez mais os motoristas de aplicativo, especialmente da Uber, na hora de decidir se uma corrida é vantajosa ou não se ser aceita. Além de fazer uma pré-seleção das viagens, a ferramenta também recusa, de forma automática, aquelas que não correspondem aos valores determinados pelos condutores.
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Estamos falando da tecnologia desenvolvida pela startup StopClub, que tem compatibilidade com todos os aplicativos de corridas. O motorista precisa usar um celular com Android para poder aproveitar da ferramenta.
A 99 já começou a disponibilizar esse tipo de informação para os seus motoristas, independentemente se eles utilizam o programa paralelo. A Uber não se demonstrou apenas contrária ao uso da ferramenta como também entrou com uma ação contra a mesma, que é liberada pela startup.
Além de mostrar qual é a viagem mais vantajosa, o recurso possibilita também a gravação de viagens, contato por voz com motoristas próximos e uma rede de apoio formada por outros condutores, possibilitando o compartilhamento de informações em tempo real.
Uber processa
Antes de ajuizar a ação, a Uber enviou uma ação extrajudicial para a StopClub, no intuito de conseguir a interrupção do funcionamento do programa. No documento, estava estabelecido um prazo de cinco dias para que a startup pudesse reagir e seguir ao pedido da empresa.
Ao não ter nenhuma resposta da plataforma, a Uber decidiu ir à Justiça no dia 17 de julho. Além de solicitar que a StopClub pare de indicar quais corridas “não valem a pena” para os seus motoristas, a Uber também está pedindo uma indenização por danos morais. Desse modo, a empresa solicitou o valor de R$ 100 mil devido ao “abalo à honra da Uber causado pelos atos ilícitos”. Essa é a justificativa descrita nos autos do processo.
Antes de julgar o pedido de liminar que derrubaria o serviço fornecido pela startup, o juiz responsável pelo caso, Eduardo Palma Pellegrinelli (TJSP), determinou que a StopClub fosse ouvida, porém a startup ainda será citada no processo, um fato que fez com que ela ainda não tenha se manifestado em juízo.
Associação é a favor da ferramenta, mas há riscos
De acordo com Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), é importante fazer esse tipo de cálculo antes de aceitar a corrida. Isso, porque “hoje em dia, tem corrida cujo custo por quilômetro se aproxima muito do preço dos combustíveis. Isso, quando empatam, pois há situações em que o motorista chega a ficar no prejuízo”.
Ao recusar as corridas ofertadas pela Uber, o motorista acaba correndo o risco de ter a nota reduzida. Assim, a Uber afirma que há uma análise constante relacionada à quantidade de vezes em que as corridas são aceitas e recusadas.
“Cancelamentos excessivos representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas”, afirmou a Uber em comunicado.
“Ficar online sem a intenção de aceitar viagens atrapalha o bom funcionamento da plataforma, podendo prejudicar tanto os demais motoristas parceiros (pela maior demora para receberem novas solicitações) como os usuários (pela maior demora para conseguirem se conectar a um motorista parceiro). Uma baixa taxa de aceitação pode acarretar a não elegibilidade para participar de promoções exclusivas”, concluiu.