A íris do seu olho pode valer criptomoedas: conheça o projeto Worldcoin

Você teria coragem de cadastrar a íris do seu olho em troca de algumas criptomoedas? Pois é isso que está acontecendo em todo o mundo.



O CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, lançou o World ID nesta segunda (24), por meio de seu projeto cripto Worldcoin. Com o novo serviço, Sam Altman afirma que cada usuário terá uma identidade digital única, como uma espécie de “passaporte digital”. Assim, na terça-feira (25), diversas pessoas já cadastraram sua íris em troca das Worldcoins, criptomoeda com mesmo nome do projeto.

Leia mais: Inteligência artificial: 2 formas de fazer dinheiro com a tecnologia do futuro

Dessa forma, o projeto de Altman visa assegurar que o sistema de criptoativos seja utilizado unicamente por seres humanos, não bots. Para isso, é necessário que o usuário cadastre sua íris, pois o reconhecimento será feito por meio da leitura dos olhos. O World ID será gerado por meio da máquina de varredura da íris.

Em troca do cadastro biométrico, a empresa ofertou Worldcoins para os participantes. De acordo com Sam Altman, o Worldcoin é “uma rede financeira e de identidade global baseada na prova de personalidade. Isso parece especialmente importante na era da IA”.

Expansão da atuação do projeto

Após o lançamento do projeto, que conta atualmente com cerca de 2 milhões de participantes nos testes beta, começou a ampliar suas operações. Assim, mais 35 cidades em 27 países começaram a receber as ações da Worldcoin. Durante uma conferência de cripto em Tóquio, os participantes fizeram fila para escanear sua íris.

Em entrevista à Reuters, algumas pessoas afirmaram que, mesmo estando curiosas com o projeto, ainda se mantém resistentes devido a preocupação com a coleta de dados. “Existe o risco de ter os dados de seus próprios olhos coletados por uma empresa, mas gosto de seguir os projetos de criptografia mais atualizados. Fiquei com um pouco de medo, mas fiz isso agora e não posso voltar atrás”, afirmou Saeki Sasaki, um dos participantes que cadastraram sua íris.

Já no caso de Christian, outro participante que fez sua World ID, sua participação foi unicamente devido a curiosidade sobre o projeto. “Acho que daqui para frente será difícil distinguir a inteligência artificial da humana e acho que isso potencialmente resolve esse problema. É incrível”, disse à Reuters.

Quanto vale uma Worldcoin?

Quando se fala em criptomoeda, automaticamente muitas pessoas já pensam em valores milionários. Quando a oferta desse “dinheiro digital” está atrelada ao cadastramento da íris dos olhos, se imagina que o valor pago seja ainda mais alto. No entanto, não é esse o caso da Worldcoin.

Em troca do cadastramento da íris, os participantes ganhavam 25 Worldcoins. No entanto, os tokens da criptomoeda estão sendo negociados na bolsa de criptomoedas Binance por US$ 2.30, cerca de R$ 10,90.




Voltar ao topo

Deixe um comentário