scorecardresearch ghost pixel



Bitcoin: Moeda Digital

Conheça a criptomoeda que funciona de forma independente e cresce de maneira exponencial desde que foi criada. Saiba quais são suas funcionalidades, riscos e como comprá-la virtualmente



Bitcoin é uma moeda pioneira no mundo entre as criptomoedas por ser transacionada somente por meios digitais. O seu diferencial é o fato de funcionar sem o controle central de um banco ou do governo.

Isso quer dizer que ela é descentralizada. Assim sendo, para conseguir garantir que as operações ocorram de maneira regular, o Bitcoin utiliza o Blockhain. O sistema que também é usado por outras criptomoedas garante que a visibilidade da moeda.

Dessa forma, todas as operações na rede são públicas. Além disso, a visibilidade também evita a possibilidade de dupla contagem para as criptomoedas.

Bitcoin : Como funciona

O sistema funciona como uma forma de compartilhamento de arquivos na internet especificamente sobre a troca de moedas e informações das operações.

Assim, cada transação da Bitcoin  é verificada e depois aprovada por vários computadores que tem a função de realizar este trabalho ao redor do mundo. Todo esse processo é feito por meio do sistema Blockhain.

Ele é protegido por todos os computadores que fazem o trabalho voluntariamente e que são encarregados de resolver os problemas matemáticos complexos para que cada operação possa ser aprovada.

Portanto, ele adiciona todos os dados das informações da operação em blocos digitais e forma uma espécie de livro digital contábil. Este procedimento é denominado “mineração”

Os blocos tem suas informações protegidas por meio do código hash  ou proof of work, o qual garante que o sistema seja interligado. Isso acontece pelo fato de cada bloco possuir o próprio hash e também o do bloco anterior.

O sistema também controla a criação de mais Bitcoins. Cada vez mais ele emite um quantidade menor da moeda e está programado para parar ao ter 21 milhões dela em circulação.

O Bitcoin  só existe no meio digital e, por isso, para comprá-lo  usuário precisa ter um conta online que seja protegida por senha. Ao contrário das operações da Blockhain, esta parte não fica exposta à rede.

O valor do Bitcoin é determinado pela lei da oferta e procura. Ele deriva de outras moedas, como o dólar,por exemplo. Assim sendo, quando há um aumento intensificado da procura da moeda, são necessários mais dólares para que a criptomoeda possa ser adquirida.

Bitcoin : Como comprar?

É preciso criar um carteira virtual para realizar as transações na rede Bitcoin. Estas carteiras são compostas por duas chaves criptográficas em que um é pública e a outra é privada.

A diferença entre as duas é que a chave pública vai ser usada pelo Blockchain para ficar sabendo sobre as transações. Já a chave privada é de conhecimento apenas do dono da conta e ele a utilizada para realizar suas operações.

Portanto, caso o usuário tenha o desejo de obter Bitcoins é preciso que ele forneça o número de algum documento para que possa ser identificado. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo.

Há várias empresas que fazem esse serviço pela internet. No entanto, é importante que o usuário pesquise sobre cada uma antes, para não correr o risco de entrar em algum negócio arriscado.

Após escolher a empresa mais adequada, o próximo passo será disponibilizar uma cota bancária, ou um cartão de crédito ou débito que faça uma conexão direta com a conta. Assim sendo, o usuário pode completar o processo e começar a comprar a criptomoeda.

Bitcoin: Origens

O Bitcoin  foi apresentado por um white paper de um autor que usava o nome Satoshi Sakamoto, mas que não teve a identidade verdadeira revelada. O surgimento da moeda digital foi no final de 2008.

Dessa forma, através do documento, as  funcionalidades da criptomoeda e do sistema Blockhain como o garantidor das operações foram apresentadas.

A moeda digital foi lançada oficialmente em janeiro d 2009, pós o primeiro bloco com 50 Bitcoin (BTC) ter sido minerado. Desde então, a tecnologia Bitcoin passou a se expandir e ter atualizações para novas versões.

Como essa moeda atua de maneira independente, nos últimos anos ela tem chamado a atenção de investidores. O valor de mercado do Bitcoin  cresceu de maneira excepcional e, no final de 2017, chegou a valer 19 mil dólares.

Após a criação e o sucesso da Bitcoin, outras medas digitais também começaram a ser criadas. Elas foram criadas com características e parâmetros diferentes da Bitcoin e são chamadas de  Altcoins.

Bitcoin: A moeda é segura?

Mesmo não sendo controlada por nenhuma instituição, o Bitcoin possui um sistema seguro, o Blockhain. Fator que faz com que muitos investidores confiem na moeda.

No entanto, o Bitcoin também é composto por órgãos que atuam como plataforma de compra e venda e alguns deles já foram vítimas de ataques virtuais.

Em 2014 aconteceu o maior desses ataques. A MtGox teve 473 milhões de dólares roubados e todos seus clientes ficaram sem Bitcoin.

Além disso, há muito casos de esquemas como o de pump and dump ou de pirâmides. Métodos que prometem um retorno financeiro elevado para os usuários, os quais são incentivados a atrair mais pessoas para o esquema.

Em se tratando de investimento, tanto o Bitcoin, quanto as outras moedas digitais têm um valor que vai depender do comportamento instável do mercado.

Portanto, o Bitcoin pode se valorizar e desvalorizar dependendo do estado mercadológico. Isso quer dizer, então, que possuí-lo com investimento significa ter um rendimento variável, o qual pode trazer ganhos ou perdas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário