Julho está chegando ao fim e muita gente quer saber como ficará o tempo em agosto. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, o volume de chuva pode alcançar a média histórica para o mês em parte do país.
Leia mais: ALERTA de baixa umidade: tempo seco volta NESTA 1º semana de agosto
A expectativa é que a quantidade de chuva seja inferior a 100 milímetros no noroeste da Região Norte e na costa leste da Região Nordeste. É comum que o tempo fique seco no Nordeste nessa época do ano, por isso, as chuvas podem ficar abaixo de 20 mm em algumas áreas.
Já em locais como Pará e Amapá, deve chover acima da média para o período, chegando a 60 milímetros.
Demais regiões
O volume de chuvas ficará próximo à média histórica para agosto nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas há chance de instabilidades no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano.
A queda no volume de precipitações no centro do país também é comum para o mês, frequentemente marcado pela redução da umidade relativa do ar e aumento das temperaturas máximas.
O Sul também deve registrar chuvas próximas à média histórica (150 milímetros), especialmente no leste do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. Já no oeste e no noroeste do Paraná, elas podem ficar abaixo da média (70 mm).
Chegada no calor
A temperatura média deve ultrapassar a média histórica no próximo mês, especialmente em partes do Pará, do Maranhão, do Piauí e de Mato Grosso, onde pode ficar acima de 28ºC. No norte de Minas Gerais e no oeste do Paraná, os termômetros devem marcar entre 20ºC e 25ºC.
Já em áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como nas serras gaúcha e catarinense, a mínima pode ficar abaixo dos 10º C.