O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do Brasil. É difícil encontrar um celular com acesso à internet que não tenha o mensageiro baixado. Contudo, alguns países e sua população não conseguem desfrutar igualmente.
Veja também: Modo ninja: como rastrear alguém pelo WhatsApp sem deixar rastros
Assim sendo, para sanar suas dúvidas, estes são os países em que o WhatsApp enfrenta algumas restrições ou banimentos.
WhatsApp: países em que o mensageiro se encontra banido
De antemão, para fins de informação, entre as motivações que explicam o banimento ou restrições ao mensageiro, a maioria dos países que optaram por esta escolha foram motivados por razões de segurança ou políticas.
1. Irã
Em primeiro lugar, o Irã, um país com uma política muito intensa, bloqueou o WhatsApp.
Segundo notícias deste ano, o Irã continua a restringir o acesso ao Instagram e ao WhatsApp. Ambas as plataformas foram bloqueadas em meio a protestos antigovernamentais.
2. Emirados Árabes Unidos
Neste caso, não é necessariamente um banimento. O aplicativo não é totalmente proibido. Porém, você não pode fazer chamadas de voz e vídeo pelo aplicativo. Nesse sentido, só é possível enviar e receber mensagens de texto.
A proibição das chamadas do WhatsApp e outras chamadas de voz sobre protocolo de internet (VoIP) estão atreladas a motivações de privacidade e segurança nacional.
3. Omã
Assim como nos Emirados Árabes Unidos, os serviços de VoIP como o WhatsApp estão proibidos no Omã, um país da Península Arábica.
Para ser mais preciso, os serviços de chamadas de voz e vídeo foram bloqueados pelas autoridades de telecomunicações do país. Como resultado, o Skype e o Telegram também estão envolvidos.
4. China
Por fim, temos a China. O país asiático baniu o WhatsApp em 2017. Curiosamente, o Facebook, da Meta, que também controla o nosso tão adorado aplicativo de mensagens, também se encontra banido. Logo, o aplicativo mais famoso de mensagens lá é o WeChat.