Inmet emite 2 ALERTAS de baixa umidade em 17 estados; veja se o seu é um deles

Devido a baixa umidade registrada nesses estados, o Inmet recomenda o aumento na hidratação diária. Confira quais são os estados afetados!



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas devido ao tempo seco e quente para todas as regiões do país. Isso porque a baixa umidade chegou a níveis alarmantes em pelo menos um estado de cada região brasileira. Assim, os alertas são divididos por cores: amarelo, laranja e vermelho.

Leia mais: Prepare-se! El Niño provoca calor acima da média em agosto no Brasil

No caso do amarelo, o significado é de “perigo potencial”, enquanto o laranja significa “perigo” e o vermelho “grande perigo”. Ao todo, oito estados estão sob alerta amarelo e nove sob alerta laranja. Assim, os estados sob alerta amarelo são: Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

Já sob alerta laranja, estão: Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins. Dessa forma, o Instituto indica que os moradores dessas regiões devem se manter hidratados e evitar exercícios nos horários mais quentes do dia.

Previsão de chuva nas regiões brasileiras

Mesmo que o inverno já seja uma estação mais fria e seca, a falta das chuvas é agravada com as altas temperaturas causadas pelo El Niño. Com ele, as chuvas se intensificam no Sul, diminuem no Norte e causam uma temperatura mais alta em todo o país, principalmente no Centro-Sul brasileiro.

Desse modo, o Centro-Oeste e o Sudeste continuam sob a influência de uma massa de ar quente seco, que deixa o tempo estável e sem chances de chuvas. Porém, uma frente fria se aproxima do litoral do Sudeste e aumenta as chances de baixos acumulados de chuva.

No Nordeste, as chuvas fracas também poderão acontecer na costa leste da região, principalmente no litoral sul da Bahia. A condição é esperada devido a umidade vinda do oceano. Já no restante da região, o tempo continua seco e quente durante toda a semana.

Chuvas no Norte e no Sul do país

Por outro lado, a região Norte possui previsão para chuvas com volumes a partir de 30 milímetros no leste da região. No noroeste do Amazonas e no Acre, os precipitados podem ultrapassar dos 50 mm devido ao calor e a alta umidade. Nas demais áreas, como no Pará, Tocantins e em Rondônia, o tempo seco prevalece e exclui a possibilidade de chuvas.

Por fim, uma nova frente fria começa a atuar na região Sul, que pode causar chuvas que ultrapassam os 30 mm no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. No sul do Paraná, as chuvas também podem acontecer, porém, em baixo volume devido às áreas de instabilidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário