scorecardresearch ghost pixel



Ainda em 2023, El Niño pode aumentar a conta de luz no Brasil

El Niño tem forte influência no país, pois muda o padrão de temperatura e permite que faça mais calor. Quais as consequências para a conta de luz?



A conta de luz é uma das principais despesas que pesam no bolso no brasileiro, visto que esse boleto cobre valores relacionados à distribuição, transmissão e geração de energia elétrica, considerando também os tributos. Um dos fatores que pode contribuir para o aumento do custo é o tempo seco e falta de chuva.

Leia mais: Beba água: 1ª semana de julho começa com clima quente e seco pelo Brasil

Os meteorologistas apontam que, ao menos nesse ano, a falta de água vindas das chuvas não será o principal culpado de as contas chegarem mais altas às casas dos brasileiros, mas sim o fenômeno El Niño, caracterizado por um aquecimento anormal das águas que tem forte influência no país. Confira mais detalhes ao longo do texto.

El Niño: por que a conta de luz pode ficar mais cara?

Segundo informações do portal Climatempo, os cidadãos devem se preparar nos próximos meses para encarar uma conta mais alta, sobretudo no período da primavera. A previsão é que a população sinta os efeitos do El Niño na primavera e após o verão. Na verdade, os brasileiros já vão sentir no decorrer do inverno deste ano.

O fenômeno costuma gerar modificações na circulação dos ventos no oceano Pacífico Equatorial, o que afeta a distribuição da umidade, além da frequência da chuva e do padrão de temperatura em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil. Sendo assim, é por causa do calor que a conta poderá apresentar taxas de custo mais altas.

A especialista da Climatempo de análises climáticas para o setor de energia, Ana Clara Marques, detalha que esse aumento no calor é uma preocupação, visto que as pessoas poderão exagerar no consumo com ar-condicionado e ventiladores, o que deve resultar no aumento do valor da conta.

Os meteorologistas do portal explicam que os níveis de reservatórios de água estão cheios, possibilitando que não seja preciso sair da bandeira verde. O Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que quatro subsistemas do país estão com nível acima de 85%, segundo os dados do final de junho. Em resumo, o El Niño poderá ser o responsável pelo fato de que as contas acabarão mais pesadas, ainda que não crie uma possível falta de água.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário