Tuk-tuk no Brasil? Dona da Vespa lança triciclo com capacidade para 500 kg

Triciclo para carga, mais conhecido como tuk-tuk, chega ao mercado brasileiro pelas mãos da Piaggio, dona da Vespa.



Se você gosta de pesquisar sobre a cultura de outros países, com certeza já viu um tuk-tuk, aqueles triciclos motorizados utilizados no transporte de passageiros e mercadorias bastante comuns na Ásia. A novidade é que a Piaggio, dona da famosa Vespa, anunciou o lançamento de um modelo com esse no Brasil.

Leia mais: Poucos quilômetros, grandes preocupações: por que carros pouco usados precisam de atenção?

Vanguardista por ser uma das primeiras a fabricar um scooter na história, a empresa quer investir no segmento de triciclos para carga e trazer ao Brasil um produto que é muito famoso em países como a Índia.

Os tuk-tuks da Piaggio são comercializados pela 2W Motos e se destacam por uma boa capacidade de carga, seja na versão Ape City Passenger ou na Ape Cargo. Apesar da aparência, o veículo exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.

Onde em um carro estaria um volante, o triciclo tem um guidão, assim como nas motos. Seu motor também é semelhante ao das motocicletas, mas o Ape City Passenger tem capacidade para transportar três passageiros mais o piloto (até 300 kg).

O tuk-tuk na versão para passageiros tem motor de 230 cc com potência de 12 cv e 1,8 kgfm de torque. Já o Ape Cargo vem com motor de 300 cc, potência e 14 cv, 2,4 kgfm de torque e capacidade para 500 kg. Ambos atingem velocidade máxima de 60 km/h e possuem câmbio manual de quatro marchas e marcha ré.

Os modelos fazem 33 km com um litro, por isso, podem rodar até 285 km com um tanque cheio.

Foto: Renato Durães/Tudo de Motos/Reprodução

Chegada no Brasil

Por serem classificados como triciclos, os tuk-tuks da Piaggio não entram no rodízio de São Paulo. Os produtos serão enviados parcialmente desmontados ao Brasil e terão sua montagem finalizada em Araquari (SC), já que a produção ocorre na Índia.

Até o momento, a empresa anunciou a chegada somente desses dois modelos ao mercado nacional, mas a 2W Motors deve trazer em breve versões elétricas do Ape.

O tuk-tuk Piaggio Ape City Passenger custa R$ 41.900, enquanto o Piaggio Ape Cargo sai por R$ 42.900, ambos os valores sem frete.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário