Se você gosta de pesquisar sobre a cultura de outros países, com certeza já viu um tuk-tuk, aqueles triciclos motorizados utilizados no transporte de passageiros e mercadorias bastante comuns na Ásia. A novidade é que a Piaggio, dona da famosa Vespa, anunciou o lançamento de um modelo com esse no Brasil.
Leia mais: Poucos quilômetros, grandes preocupações: por que carros pouco usados precisam de atenção?
Vanguardista por ser uma das primeiras a fabricar um scooter na história, a empresa quer investir no segmento de triciclos para carga e trazer ao Brasil um produto que é muito famoso em países como a Índia.
Os tuk-tuks da Piaggio são comercializados pela 2W Motos e se destacam por uma boa capacidade de carga, seja na versão Ape City Passenger ou na Ape Cargo. Apesar da aparência, o veículo exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.
Onde em um carro estaria um volante, o triciclo tem um guidão, assim como nas motos. Seu motor também é semelhante ao das motocicletas, mas o Ape City Passenger tem capacidade para transportar três passageiros mais o piloto (até 300 kg).
O tuk-tuk na versão para passageiros tem motor de 230 cc com potência de 12 cv e 1,8 kgfm de torque. Já o Ape Cargo vem com motor de 300 cc, potência e 14 cv, 2,4 kgfm de torque e capacidade para 500 kg. Ambos atingem velocidade máxima de 60 km/h e possuem câmbio manual de quatro marchas e marcha ré.
Os modelos fazem 33 km com um litro, por isso, podem rodar até 285 km com um tanque cheio.
Chegada no Brasil
Por serem classificados como triciclos, os tuk-tuks da Piaggio não entram no rodízio de São Paulo. Os produtos serão enviados parcialmente desmontados ao Brasil e terão sua montagem finalizada em Araquari (SC), já que a produção ocorre na Índia.
Até o momento, a empresa anunciou a chegada somente desses dois modelos ao mercado nacional, mas a 2W Motors deve trazer em breve versões elétricas do Ape.
O tuk-tuk Piaggio Ape City Passenger custa R$ 41.900, enquanto o Piaggio Ape Cargo sai por R$ 42.900, ambos os valores sem frete.