Em épocas de muito calor e tempo seco, o corpo tende a desidratar com muito mais facilidade. Como consequência disso, você sente sede com mais frequência ao longo do dia. E nem sempre beber mais de dois litros de água é o suficiente para amenizar essa sensação. Saiba quais são os alimentos podem estar aumentando a sua sede.
Leia mais: Se você só ‘engole’ a comida, saiba que isso está detonando a sua saúde
Eles são considerados os vilões por aumentarem ainda mais a sensação de sede e desidratação do corpo. Estamos falando daqueles alimentos que são ricos em sódio. Isso inclui alguns que se tornaram muito comuns em épocas quentes, principalmente se estiverem acompanhados de uma cerveja gelada para amenizar as altas temperaturas.
Alimentos que aumentam a sede
Se você não sabe bem quais são esses alimentos que aumentam e muito a sua sensação de sede, é bom colocar todos eles na lista e evitar o consumo em épocas de calor e tempo seco.
Entre eles, estão os embutidos, que estão presentes nas deliciosas tábuas de frios com salames e outros industrializados, assim como os salgadinhos. Além dos alimentos, as bebidas alcoólicas não ficam de fora! Elas aumentam a desidratação do corpo. O café e os refrigerantes, por serem diuréticos, podem acentuar essa sensação.
Quando isso acontece, o nosso organismo tenta lutar contra a desidratação. E mesmo que você passe a ingerir muita água, talvez ainda não seja o bastante. Isso ocorre porque, durante o processo de desidratação do corpo, perdemos muito líquido e minerais. Pessoas que transpiram muito tendem a sentir isso ainda mais intensamente.
Então, assim como alguns alimentos podem ser os vilões, outros entram como aliados. Para ajudar nas épocas de calor e baixa umidade, algumas dicas incluem beber água de coco e isotônicos, além disso, opte por dar preferência aos alimentos com um alto teor de água. Entre eles, estão a melancia e o melão, ótimas opções aliadas à saúde do corpo que podem reduzir a sensação de “secura”. Por isso, aposte neles como prevenção em dias mais quentes.