As plantas podem chorar? O que isso quer dizer? Quem possui uma zamioculca em casa e tem olhos atentos pode ter notado que, em algumas ocasiões, pequenas gotículas de água nas folhas da planta.
Veja também: Quem disse que dinheiro não dá em árvore? Planta misteriosa tem folhas de ouro
A princípio, esse fenômeno pode levantar questionamentos sobre a saúde da planta e a necessidade de cuidados especiais. No entanto, essa ocorrência é conhecida como “gutação”, um processo natural e saudável.
Origem e características da zamioculca
Primeiramente, é necessário saber a origem da zamioculca para entender as suas principais características.
Originária da Tanzânia, na África, essa região é caracterizada por temperaturas altas e variação de umidade devido à instabilidade do clima e às chuvas sazonais.
Além disso, a zamioculca é classificada como uma suculenta. Em síntese, são um tipo de planta que tem a capacidade de armazenar água em sua raiz, talo ou folhas, em uma quantidade maior do que as demais.
Devido a esses fatores e também à sua aparência elegante, ela é muito apreciada por amantes de plantas e pessoas que querem decorar suas casas, já que é capaz de sobreviver com pouca água, em climas quentes e com baixa incidência de luz.
A curiosidade da zamioculca: por que ela “chora”?
A gutação, um processo natural que pode ser observado nas zamioculcas, é o fenômeno pelo qual a planta expele o excesso de água acumulada pelas bordas de suas folhas.
Entretanto, essa ocorrência é mais evidente quando o solo está encharcado ou saturado de água, resultando em um acúmulo de líquido dentro da planta.
No caso das Zamioculcas, essa água é liberada pelas pontinhas das folhas, muitas vezes dando a impressão de que a planta está “chorando”. Quando isso ocorre, a planta libera o excesso de água para aliviar a pressão interna, evitando danos às suas estruturas.
Cuidados necessários para evitar problemas
Embora a gutação seja um fenômeno natural e saudável, é essencial adotar medidas de cuidado adequadas para garantir a saúde da sua plantinha.
A zamioculca não é uma planta que tolera bem o excesso de água, pois suas raízes acumulam este líquido e outros nutrientes. Caso a rega seja realizada em demasia, elas podem apodrecer e a planta pode amarelar, perder folhas e, em casos extremos, morrer.
Portanto, a atenção ao solo e à quantidade de água que você está dando à sua zamioculca é fundamental. O solo deve ser solto e bem drenável, a fim de evitar o acúmulo excessivo de água que poderia levar ao apodrecimento das raízes. Além disso, regar a planta somente quando a terra estiver bem sequinha é uma prática recomendada para evitar o encharcamento.
Do mesmo modo, períodos úmidos podem aumentar a frequência da gutação, já que a água demora mais tempo para evaporar, prolongando a umidade no vaso.