scorecardresearch ghost pixel



Inverno quente: confira o que esperar do clima na segunda metade de agosto

Segunda quinzena de agosto será marcada por temperaturas bastante altas e calor extremo em boa parte do país.



A primeira metade do mês já passou, mas o inverno climático compreendido entre 1º de junho a 31 de agosto está um pouco diferente. Ainda há previsão de frio na região Sul, embora o inverno tenha sido marcado por temperaturas acima da média.

Leia mais: iPhone 15: novo modelo da Apple deve apresentar o chip mais poderoso da história

A previsão do tempo para a segunda quinzena mostra que novas massas de ar frio devem avançar do polo em direção aos estados do Sul, mas os termômetros continuam elevados mesmo nesses locais. São esperadas poucas mudanças no cenário climático do país para a maioria dos estados.

O período costuma ter muita atividade climática, como frio intenso, calor escaldante, tempestades fortes e até ciclones. Em 1984, a cidade de Porto Alegre chegou a registrar a ocorrência de neve no dia 24 de agosto.

A segunda metade de agosto também marca o auge da estação seca e a falta de chuvas em estados do Centro-Oeste e do Sudeste. O mês costuma ser o mais seco do ano na capital de São Paulo, onde a umidade do ar fica baixíssima e dias de forte calor são registrados.

As condições são as mesmas no Norte e no interior do Nordeste. Em Mato Grosso e Goiás, não é incomum o registro de temperaturas perto dos 40ºC ou de níveis de umidade considerados perigosos.

Chuvas no período

A situação das chuvas não muda muito em boa parte do país nos dias que se seguem. Os acumulados continuam concentrados no Sul, onde pode chover entre 100 mm e 150 mm nas próximas duas semanas. Além disso, a passagem de novas frentes frias deve influenciar o tempo e trazer novas precipitações, e algumas cidades do Rio Grande do Sul podem registrar acumulados de 100 mm a 200 mm.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o destaque é a volta da chuva para áreas que não registram uma ocorrência há meses. Isso deve ocorrer entre os dias 18 e 21 deste mês, devido ao avanço de uma frente fria associada a um ciclone intenso.

As precipitações atingem muitas áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Centro-Sul de Goiás, podendo cair de forma isolada no Distrito Federal. Quase todo o Sudeste também será beneficiado pelas chuvas.

Temperaturas acima da média

Os termômetros continuarão marcando temperaturas acima da média nos próximos dias, especialmente no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Em algumas cidades, o calor pode bater recordes nos dez últimos dias do mês.

Moradores do Centro do Brasil e algumas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste devem se preparar para o calor extremo entre os dias 22 e 27. As máximas na capital paulista serão altíssimas, próximo ou acima do recorde para agosto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário