A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz SP) aguarda autorização oficial para abrir seu próximo concurso público. Se aprovado, o certame deverá ofertar 849 vagas para técnico da fazenda estadual. O cargo exige nível médio de escolaridade e dá remunerações de até R$ 2,9 mil.
O concurso é aguardado desde o ano passado quando o pedido foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP). O presidente do Sindicato dos Técnicos da Fazenda do Estado de São Paulo (Sitesp), Joaquim Goma, afirma que o certame é uma reivindicação negociada, há um tempo, com o governo.
O sindicalista é esperançoso quanto à autorização para 2018 em razão das eleições. “Historicamente percebemos que o governo costuma liberar concursos importantes nesta época, como o de técnico da fazenda”, afirma.
A questão é que, mesmo se o quantitativo pedido for atendido em sua totalidade, ainda não suprirá o déficit apresentado pela Secretaria. Levantamento publicado em abril do ano passado aponta 966 postos abertos na carreira de técnico.
O órgão não pode repor pessoal desde maio de 2015 quando o último certame teve sua validade expirada. Um concurso para 2014 chegou a ser planejado, mas, não foi autorizado por contenção de gastos.
A carência de servidores reflete nos serviços prestados. Segundo Joaquim Goma, a Pasta tem permitido lotação de profissionais não qualificados e, algumas vezes, sem ingresso por meio de concurso público.
Consequentemente, não é levado em conta a questão do sigilo fiscal, prerrogativa de técnicos e agentes fiscais de renda. A vantagem do próximo certame é que as vagas devem ser distribuídas de forma regionalizada. Isso permite que os candidatos aprovados sejam lotados em áreas próximas de suas respectivas residências.
Último concurso
A Sefaz SP realizou seu último certame em 2010, sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), ofertando 550 vagas. Os 49.716 inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas compostas por 80 questões de:
- Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática e Raciocínio Lógico, Atualidades
- Conhecimentos Específicos: Noções de Direito – Constitucional, Penal, Administrativo, Civil e Tributário
A validade do concurso, como comentado na seção anterior, expirou em maio de 2015.
Mais informações pelo edital.