As crianças e jovens do Rio de Janeiro que emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já podem ter acesso à versão digital do documento em seus celulares. Ao fazer uso dessa nova opção, o CPF passa a ser o único número de identificação do cidadão em todo o país, o que torna tudo mais prático.
Leia mais: Nova carteira de identidade bate 1 milhão de emissões; peça a sua
O que vale lembrar é que o documento, por enquanto, está sendo emitido apenas para crianças e jovens de até 18 anos que solicitaram a primeira via do RG em qualquer posto do Detran em todo o estado do Rio de Janeiro.
Para isso, será necessário ter a certidão de nascimento original com CPF ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF. Caso não seja apresentado o CPF, a CIN poderá ser emitida com o modelo antigo do RG. Vale ressaltar que o documento digital tem a mesma validade do físico.
Em resumo, a versão digital da CIN conta com recursos avançados de segurança e criptografia para a proteção dos dados dos cidadãos. Além disso, a versão garante praticidade na hora da apresentação do documento, visto que é reconhecido em todo território nacional. Para assegurar a autenticidade do mesmo, um QRCode foi adicionado no aplicativo, possibilitando assim a verificação do status do documento, ou seja, se ele foi furtado ou extraviado.
Como baixar a versão digital?
Para conseguir ter acesso ao documento online, é necessário inicialmente já ter a sua versão física emitida pelo Detran/RJ. A emissão da nova identificação já está sendo realizada desde o início do ano. De acordo com o órgão, mais de 112 mil cidadãos do estado do Rio de Janeiro já receberam a sua nova carteira de identidade.
Se você já tem uma CIN e deseja ter acesso à versão online, basta seguir as etapas abaixo:
- Baixe o aplicativo do Gov.Br;
- Crie uma conta ou faça o login caso já tenha se cadastrado anteriormente;
- Ao abrir a página inicial do aplicativo, selecione a opção “Carteira de Documentos”;
- Clique em “Adicionar documento”;
- Selecione “Carteira de Identidade Nacional” na lista de documentos apresentados.
Dependendo da forma em que a conta no aplicativo Gov.Br foi criada, poderá ser preciso que o usuário aumente o nível da sua conta para conseguir ter acesso aos documentos. Por fim, após ser salva uma vez, a CIN continuará disponível na ferramenta.