A maioria das esponjas vendidas no Brasil apresentam duas áreas de cores distintas, a mais comum é verde e amarela. Nesse caso, uma das faces é áspera e resistente, enquanto a outra conta com uma superfície macia, extremamente maleável.
Veja também: Desengordurante caseiro: receita poderosa deixará sua cozinha brilhando
Pensando nessas características, algumas pessoas escolhem a sua textura preferida, ignorando a aplicação em diferentes materiais. Isso mesmo! Cada um dos lados tem uma função e deve ser aplicada em objetos distintos, conforme a composição.
Como usar a esponja de lavar louça corretamente
1. Use o lado macio para louças, vidros e itens delicados
Sabe aquelas peças de porcelana que facilmente riscam? Use o lado suave, que não impor atrito na hora da higienização. Sendo assim, basta observar se a área a ser lavada apresenta um alto nível de fragilidade e requer uma limpeza delicada.
Isso vale para pratos, vidros, talheres e até recipientes de plásticos, desde que não tenha resquício de alimentos. Desse modo, utilize um bom sabão e enxague bem os objetos.
2. A parte mais áspera serve para remover sujidades
As panelas, frigideiras e outros reservatórios de alumínio podem ter a sujeira removida com o uso da parte verde da esponja. Afinal, a gordura acumulada e os restos de comida precisam ser removidas rapidamente, e a aspereza acelera essa ação.
Contudo, a bucha não deixa de ser frágil, então use a palha de aço quando for necessário retirar crostas consideráveis de algo que queimou no fundo da panela.
3. Antes da bucha, renova o excesso de partículas sólidas
Diante dessas dicas, remover o excesso de partículas sólidas garante um resultado mais satisfatório com a esponja. Logo, ao deixar um recipiente na pia, adicione um pouco de água e sabão para amolecer possíveis fragmentos orgânicos.
Caso tenha sobrado um pouco de comida no prato, descarte no lixo orgânico e evite deixar a louça suja por muito tempo, pois isso dificulta o uso da bucha.