Após um mês sem repasses, o Auxílio Gás retorna nesta sexta-feira (18) com novos pagamentos. O programa do governo federal foi criado para auxiliar as famílias por meio do repasse de recursos para a compra do botijão de gás de cozinha, sendo previsto um novo depósito a cada dois meses.
Leia mais: Defesa civil faz alerta de chuva com ventos de até 80 km/h para ESTA região
O valor, no entanto, não é fixo. A quantia é calculada com base no preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, conforme apuração periódica feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em agosto, os beneficiários vão receber R$ 108. Já em junho, quando ocorreu o último repasse do vale-gás, o benefício foi de R$ 109.
Regras para receber
Os interessados em receber precisam cumprir algumas regras importantes. A primeira delas é fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.
O programa também atende as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), inscritas ou não no CadÚnico. Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência têm preferência na concessão do benefício.
A inscrição no CadÚnico é feita junto a qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos municípios, pela pessoa responsável pela família. Após o cadastro, o cidadão pode acompanhar sua situação pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo Atendimento Caixa, no telefone 111.
Calendário do Auxílio Gás
Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados nas mesmas datas do Bolsa Família, considerando o final do Número de Identificação Social (NIS) dos aprovados. Confira as datas de depósito em agosto:
- NIS final 1 – 18/08
- NIS final 2 – 21/08
- NIS final 3 – 22/08
- NIS final 4 – 23/08
- NIS final 5 – 24/08
- NIS final 6 – 25/08
- NIS final 7 – 28/08
- NIS final 8 – 29/08
- NIS final 9 – 30/08
- NIS final 0 – 31/08