A cachaça é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro muito presente nos bares e botecos do país. Mas você o que caracteriza uma bebida alcoólica como uma verdadeira cachaça brasileira? Até o início desta semana, não havia exatamente uma definição padrão.
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Na última terça-feira (22), o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) anunciou os critérios para que uma bebida seja denominada cachaça. Atender a eles é necessário para receber um selo de conformidade da entidade.
Segundo técnicos da autarquia vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a definição é a seguinte:
“Denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume), a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares.”
Para ser considerada uma cachaça envelhecida, a bebida precisará ter, no mínimo, 50% de cachaça envelhecida em recipiente de madeira adequado e com capacidade máxima de 700 litros. Além disso, o período de envelhecimento não poderá ser inferior a um ano.
Já uma pinga “extra premium” terá que ser envelhecida nos mesmos tonéis por, pelo menos, três anos.
O documento também estabelece regras para a plantação e moagem da cana, como a proibição do uso de tração animal, além de normas sobre a quantidade máxima de metanol presente no produto final e o trabalho das cooperativas na fabricação do produto.
Exportações
Com as mudanças, o Inmetro quer facilitar a exportação da cachaça brasileira para o mercado internacional, uma vez que as bebidas que estiverem dentro dos requisitos receberão um selo de qualidade da autarquia.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), “em 2022, as exportações do setor deram um salto e bateram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado (em 2022) foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do ComexStat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto, o que representa um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros. No ano passado, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália.“