Pense rápido: quanto tempo você acha que passa na internet por dia? Uma horinha? Duas? Agora multiplica isso por 365 dias… Surpreso? Pois o Brasil acaba de cravar o primeiro lugar no ranking mundial de países cuja população passa mais tempo na internet. Sim, a Terra do Carnaval agora é também a Terra do Surf Digital!
Leia mais: Entenda como a União Europeia deverá mudar uso da internet no mundo
O recente levantamento global, chamado National Privacy Test (NPT) da NordVPN, nos deu esse troféu. E, considerando a ubiquidade dos smartphones nas mãos brasileiras – de crianças a idosos -, talvez a notícia não seja tão chocante.
O estudo revelou que os brasileiros passam estonteantes 41 anos, 3 meses e 13 dias de suas vidas on-line. Só para colocar em perspectiva, é como se, desde o seu nascimento, você tivesse decidido morar na internet por quatro décadas antes de dar uma espiada no “mundo real”!
Dedicamos 53% de nossas vidas ao mundo digital
A expectativa de vida no Brasil, conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 76 anos. Isso significa que estamos dedicando espantosos 53% de nossas vidas ao mundo digital. Entre memes, stories, vídeos virais e aquela bisbilhotada básica no perfil alheio, os brasileiros mostraram que são insuperáveis quando se trata de maratonar on-line.
Mas quem são os outros países que estão correndo atrás do Brasil nessa maratona cibernética? Aqui está o ranking:
- Brasil — 41 anos, 3 meses e 13 dias
- Coreia do Sul — 34 anos, 2 meses e 4 dias
- Taiwan — 33 anos, 9 meses e 16 dias
- Espanha — 28 anos, 9 meses e 10 dias
- França — 27 anos, 7 meses e 6 dias
- Austrália — 27 anos, 6 meses e 17 dias
- Cingapura — 27 anos e 1 dia
- Lituânia — 25 anos, 3 meses
- Alemanha — 24 anos, 8 meses e 14 dias
- Canadá — 22 anos, 2 meses e 12 dias
- El Salvador — 22 anos, 1 mês e 21 dias
- União Europeia — 22 anos, 1 mês e 4 dias
- Estados Unidos — 21 anos, 4 meses e 29 dias
E onde, exatamente, estamos gastando todo esse tempo on-line?
Bem, o estudo destacou que os brasileiros adoram uma boa maratona de filmes e séries em plataformas de streaming. Afinal, quem pode resistir a um bom drama ou uma série de suspense enquanto devora uma pipoquinha, não é mesmo?
O YouTube vem logo em seguida, com os vídeos que prometem “só mais 5 minutos” e, de repente, já se passaram horas. E, claro, as redes sociais não ficam muito atrás, mantendo amigos e desconhecidos atualizados sobre nossas vidas.
Então, da próxima vez que você pegar seu smartphone ou abrir seu laptop, saiba que você está ajudando o Brasil a manter seu título!