Na última quarta-feira, 30, a organização 4 Day Week, responsável por realizar os testes da jornada semanal de trabalho de quatro dias, anunciou algumas das empresas que adotaram o teste do novo modelo de trabalho no Brasil. São 20 companhias confirmadas oficialmente no projeto que acumulam 400 funcionários.
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A partir de 5 de setembro, as empresas selecionadas vão participar das etapas de planejamento e palestras. Algumas das incluídas na lista não permitiram a divulgação de participação por ainda estarem ajustando a comunicação interna, enquanto outras ainda estão concluindo o processo de adesão.
Segundo as informações divulgadas, é possível perceber que companhias de diversos setores vão testar o novo expediente de trabalho, com redução de jornada, sem alteração no salário. As confirmadas atuam no ramo da consultoria, alimentação, saúde, arquitetura e direito.
Preocupação com o projeto abrange questões jurídicas
Uma delas é a Clementino & Teixeira Advocacia, que participará do projeto tanto na testagem quanto prestando assessoria jurídica. A participação desse grupo é importante, pois uma das principais preocupações levantadas durante a apresentação das participantes é justamente os riscos jurídicos que o modelo pode acarretar.
A sócia do escritório, Soraya Clementino, explicou que o novo modelo não tem um respaldo da legislação por ser uma inovação; no entanto, não é ilegal. A estratégia adotada é efetuar reuniões com os gestores das empresas, além de contatar os sindicatos, para garantir a segurança jurídica.
A orientação da advogada é deixar claro os detalhes do projeto nos acordos, principalmente de que se trata de um teste, o que ainda evitar atrair novos trabalhadores usando o fato dessa participação na iniciativa. Essa preocupação com a questão jurídica é um fator crucial para que as companhias decidam fazer parte do novo modelo.
A 4 Day Week aponta, considerando os testes já feitos, que a jornada reduzida elevou em 54% a capacidade de trabalho e 36% de aumento nas receitas.
Os trabalhadores também tiveram ganhos, com 68% de redução no esgotamento. Para que a proposta dê certo, é preciso confiar no modelo de produtividade baseado em entregas e não em horas, além de haver uma comunicação clara, de acordo com a diretora de Comunidade na 4 Day Week Global, Gabriela Brasil. Outras empresas já estão adotando por conta próprio o novo modelo, e a ideia é triplicar o número de participantes em território nacional.
Empresas apostam no projeto
As companhias participantes anunciadas até o momento são:
- Editora MOL;
- Soma;
- Inspira;
- Clementino & Teixeira Advocacia;
- Ab Aeterno;
- Smart Duo;
- T4S – Thanks for Sharing Comunicação;
- GR Assessoria Contábil;
- Brasil dos Parafusos;
- Plongê;
- Haze Shift;
- Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação;
- Alimentare Nutrição e Serviços;
- PiU Comunica;
- Innuvem;
- Vockan.