scorecardresearch ghost pixel



Repasse do PIS/Pasep já foi definido? Veja os valores e beneficiários

Trabalhadores ainda estão aguardando o pagamento do PIS/Pasep relacionado ao ano-base 2022. Veja qual a previsão de repasse!



Os trabalhadores que estão aguardando o pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022 seguem no limbo em relação ao calendário de repasses do benefício. Devido ao cenário de adversidades econômicas e sanitárias durante a pandemia da COVID-19, o repasse do recurso em questão foi afetado em 2020.

Leia mais: Vitória do povo! Câmara aprova MP que reajusta salário mínimo e amplia isenção do IR

Dessa forma, um cenário de incertezas surgiu entre os trabalhadores.

Usualmente, as informações acerca do calendário do PIS/Pasep são divulgadas até o final de dezembro do ano corrente, já visando os pagamentos no ano seguinte. Mesmo estando no segundo semestre de 2023, o governo ainda não revelou os dados a respeito do repasse do benefício relacionado ao ano-base 2022.

Vale ressaltar que o pagamento do benefício é estabelecido de acordo com o salário mínimo vigente do ano de pagamento, mesmo que o ano-base seja diferente. Com isso, o pagamento do recurso auxilia diversas famílias anualmente, principalmente àquelas que se encontram em situações socioeconômicas vulneráveis.

Qual será o valor pago do PIS/Pasep 2022?

É difícil prever qual será o valor e quando ocorrerá a divulgação das datas de pagamento do PIS/Pasep do ano-base 2022. Até o momento, o valor exato para o programa em 2024 só será conhecido quando o Governo Federal liberar o piso salarial do ano seguinte.

Esse fator é decisivo para os trabalhadores, visto que o benefício é baseado no piso nacional.

Dessa forma, enquanto os trabalhadores aguardam pelos próximos passos em relação ao benefício, é necessário se manter em alerta para conferir as possíveis atualizações, que podem ser divulgadas pelo governo. Com o atraso no anúncio do calendário do PIS/Pasep, o intervalo entre o ano-base e o período de recebimento foi alterado.

Sendo assim, no ano de 2023, os trabalhadores deveriam estar recebendo o benefício referente ao ano-base 2022; no entanto, o pagamento realizado está sendo referente ao ano-base 2021, o que gera uma certa confusão entre os beneficiários e em quem precisa desse auxílio. Ter atenção aos detalhes é fundamental.




Voltar ao topo

Deixe um comentário