Os Reels, ferramenta de publicação de vídeos do Instagram, deve ganhar mais uma novidade. Dessa vez, empregada na duração do conteúdo. A informação publicada pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi aponta que a rede social está trabalhando para disponibilizar a função que permitirá a publicação de vídeos longos, de até dez minutos.
Leia mais: Instagram avança e testa publicações em áudio; veja como funciona
É provável que a rede social da Meta esteja reunindo esforços para alcançar o popular chinês TikTok, que também disponibiliza o tempo máximo nas publicações. O desenvolvedor mostrou, por meio de capturas de tela, que os usuários podem ter ganhado mais opções de duração. Além dos tempos que vão de 15 a 90 segundos, também será possível escolher outras duas alternativas: de três e dez minutos.
Instagram se tornará concorrente do YouTube?
Na concorrência, a possibilidade de publicar vídeos mais extensos costuma ser uma função bem-recebida pelos usuários. O TikTok disponibiliza registros com duração de até dez minutos para os internautas que usam a versão gratuita da plataforma, enquanto os assinantes da versão paga têm a capacidade de criar vídeos de até 20 minutos. Curiosamente, essa abordagem difere da do YouTube, que originalmente favorecia vídeos mais longos, mas agora está encorajando os criadores a produzir um conteúdo mais conciso.
Funcionalidade não foi confirmada oficialmente
É importante ressaltar que, apesar do vazamento, não há confirmações oficiais da Meta sobre a possibilidade de ampliar a duração dos vídeos nos Reels; contudo, a provável mudança não surpreenderia os usuários, pois o Instagram tem histórico de incluir funcionalidades dos concorrentes em sua plataforma.
Inclusive, vários recursos similares do TikTok já aparecem na rede social de Mark Zuckerberg.
Uma dos mais recentes adicionados foram os modelos de criação nos Reels, que visa facilitar a produção de conteúdo. Uma ferramenta parecida pode ser encontrada na rede da ByteDance, com os modelos ofertados com a edição no CapCut. Aliás, outras inspirações vindas do TikTok foram os duetos, que permitem aos usuários responder vídeos de outros criadores em tela dividida. A função faz sucesso na rede chinesa de vídeos curtos.