Faz mal ter plantas no quarto? Veja se sua mãe estava certa o tempo todo

O número de pessoas que praticam a jardinagem tem crescido, mas será que faz bem cultivar plantas no quarto? Entenda o impacto desse hábito.



No século XVIII, quando os recursos científicos ainda eram escassos, o médico Jan Ingenhousz afirmou que uma planta pode sequestrar o oxigênio do ambiente. Logo, várias gerações cresceram acreditando que isso realmente acontecia.

Veja também: Receita ‘mágica’ para plantas: 2 ingredientes e elas crescerão 5 vezes mais rápido

No entanto, você não precisa se preocupar, porque essa ideia não passa de uma falsa constatação. Afinal, os gases nunca são retidos pelas espécies vegetais, pelo contrário, as plantas servem como filtros, que purificam a atmosfera.

O que acontece quando você deixa plantas no quarto?

Primeiramente, as diferentes variedades de plantas reagem de forma distinta, porém, a maioria filtra impurezas. Isso mesmo! Em áreas externas e internas, ocorre a filtragem de poluentes como o benzeno, xileno, amoníaco e formaldeído.

Esses elementos que ficam dispersos aumentam o risco de problemas respiratórios, principalmente para pacientes alérgicos. Portanto, escolher a espécie certa é garantia que a sua qualidade de vida vai melhorar significativamente.

Veja o que uma planta pode fazer por você, segundo a NASA

Em 1989 a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço Norte Americana) realizou um estudo observatório. Nesse processo, resolveram avaliar o impacto das plantas em um edifício, a partir da composição química do ar.

Os voluntários que ficaram em quartos com hera inglesa, crisântemo e gravatinha tiveram menos problemas para dormir. Enquanto isso, as flores também produziram uma sensação de bem-estar, ligada a uma satisfação inexplicável.

Um pouco mais de tranquilidade em meio a uma rotina cansativa

Durante a pandemia, as restrições sanitárias fizeram as empresas adotarem o regime de home office no trabalho. Sendo assim, as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, apresentando altos níveis de estresse.

Quanto a esse contexto de ansiedade generalizada, cuidar de plantas, sentir seu aroma e perceber a sua evolução, parece produzir benefícios terapêuticos. Contudo, vale lembrar que determinadas plantas são tóxicas e exigem atenção.

Vai começar a se aventurar como jardineiro? Priorize mudas de alocasia, bambu-da-sorte, espada-de-São-Jorge, lírio e hera. Essas opções são resistentes e não concentram substâncias tóxicas em excesso para crianças e animais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário