scorecardresearch ghost pixel



Trabalhando até nos sonhos? 5 dicas para deixar o estresse no escritório

Muitas pessoas carregam o estresse do trabalho para além do expediente, afetando sua saúde mental, sono e tempo em família. Veja como frear isso.



Já acordou no meio da noite, coração acelerado, mente repassando uma apresentação que você fez, ou a que deveria fazer no dia seguinte? Lembrou-se daquela tarefa esquecida ou da resposta que deveria ter dado em uma reunião? Esta realidade é mais comum do que gostaríamos.

Leia mais: Amor ou obrigação: será que precisamos nos apaixonar pelo trabalho?

De acordo com Guy Winch, autor de “Como curar suas feridas emocionais”, muitas pessoas carregam o estresse do trabalho muito além do expediente, comprometendo sua saúde mental, qualidade de sono e até mesmo seus momentos em família.

Por que esses pensamentos relacionados ao trabalho têm o poder de invadir nossa paz? Simples. Muitas vezes estamos tão envolvidos com nossas atividades profissionais que essas preocupações acabam não tendo espaço em nossa mente ativa durante o dia, surgindo com força total em momentos de descanso.

Mas como evitar que isso aconteça? Como conseguir aquele sono reparador e acordar verdadeiramente renovado para um novo dia? Aqui estão cinco dicas práticas e eficazes baseadas nas recomendações de Guy Winch.

5 estratégias para deixar o estresse no escritório

1. Tenha um diário de ruminação: reserve um espaço para anotar suas preocupações relacionadas ao trabalho. Desta forma, você materializa esses pensamentos, reduzindo a necessidade de ruminá-los constantemente.

2. Defina limites e proteja-se: cultive rituais de transição entre o trabalho e o descanso. Troque de roupa, ouça música relaxante ou dê uma caminhada. Isso cria um limite psicológico, sinalizando para sua mente que é hora de relaxar. E lembre-se: tecnologia é maravilhosa, mas pode ser uma porta aberta para o estresse. Desative notificações ou defina horários para ver seus e-mails.

3. Transforme preocupações em soluções produtivas: em vez de reclamar sobre um problema, procure ativamente por soluções. Pergunte a si mesmo o que pode ser feito e como pode aprender ou melhorar com a situação.

4. Desconectar versus recarregar: não basta apenas se desconectar do trabalho, é preciso se reenergizar. Atividades que te proporcionem satisfação, como exercícios físicos, artesanato ou meditação, podem ser incrivelmente úteis.

5. Distraia-se: às vezes, a melhor solução é simplesmente tirar o foco do problema. Seja com um jogo, uma leitura ou qualquer atividade que exija concentração, a distração pode ser uma aliada poderosa.

Não é apenas sobre dormir sem pensar no trabalho, mas sobre viver uma vida equilibrada, onde o pilar profissional tem seu espaço, mas não ocupa todos os cantos de nossa mente. O segredo está em reconhecer o valor de nossos momentos de descanso e aprender a protegê-los.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário