O mercado de luxo dos imóveis está revelando uma cidade que vem se destacando pelo seu crescimento nos lançamentos imobiliários, tanto comerciais quanto residenciais. Estamos falando de Goiânia, município com atualmente 1,4 milhão de habitantes que tem “enchido os olhos” dos mais ricos no país.
Leia mais: Top 10 melhores cidades para morar no Brasil; o 1º lugar é surpreendente
É provável que os recordes seguidos em produção dos grãos tenha atraído os designers de marcas de peso, tanto nacionais quanto do exterior. Recentemente, esses profissionais escolheram Goiânia para assinar importantes lançamentos, como o estúdio italiano Pininfarina. Mas houve outros, a exemplo do Arthur Casas, também um estúdio, mas na área de arquitetura, o World Trade Center (WTC) e o V3rso, que pertence ao hotel Emiliano.
Ricos veem Goiânia como a cidade da vez para o mercado imobiliário
A chegada desses nomes de influência no mercado tem gerado uma certa movimentação nos preços dos imóveis de alto padrão. E não para por aí, hein? Quem procura por serviços específicos, desde hospitais até educação, costuma ir até a capital, pois ela está se tornando um polo de prestação de serviços.
Toda essa movimentação está sendo percebida pelas incorporadoras, que estão empenhadas em elevar o luxo e ostentação, com o intuito de atrair um público com mais poder aquisitivo. Um dos exemplos é a CEO da AFS Empreendimentos, Ana Flávia Machado, que buscou parcerias para possibilitar que a marca V3rso estivesse presente na capital.
Essa é uma das ações pertencentes ao projeto imobiliário Promenade, uma iniciativa maior, com previsão para ser lançado em outubro. O empreendimento ficará localizado no bairro Marista e, por lá, os clientes terão acesso a um complexo gastronômico, galerias de arte e uma série de outros recursos. A empresária aponta que Goiânia precisa de um residencial com serviços fornecidos por uma hotelaria excelente.
Ela detalha que Goiânia é o destaque do momento no mercado imobiliário, mas afirma que, ao investir, a população ainda se mostra muito conservadora. Outra construtora, a City Soluções Urbanas, também está reunindo esforços para buscar profissionais renomados que assinem os seus projetos de alto padrão. Neste ano, eles lançaram um empreendimento comercial, o Infinity Business, que foi um sucesso.
Conforme mostram as informações divulgadas, 47% das vendas nesse semestre foram voltadas para empreendimentos de médio e alto padrões. O pico nos lançamentos foi alcançado no ano passado. O valor geral dessas vendas é de R$ 6,3 bilhões, cerca duas vezes mais do que em 2018, segundo apontou uma pesquisa encomendada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).
*Imagem: Erich Sacco/Shutterstock.com