Muitas pessoas que pegam a estrada vivem uma cena incômoda que parece persistir: motoristas na faixa da esquerda, ignorando a paciência alheia, deixam de dar passagem a carros que trafegam em velocidades mais altas. Mas afinal, quem está certo nessa disputa de pistas?
Veja também: Preços de carros usados recuam 8% em julho. É hora de comprar?
Segundo Marco Fabrício Vieira, advogado, escritor e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a resposta é clara: veículos mais lentos devem trafegar nas demais faixas e manter a esquerda livre para ultrapassagens. Mesmo se você estiver no limite de velocidade permitido, a regra ainda se aplica. Ou seja, quem desrespeitar esse princípio está cometendo uma infração. A fala consta no UOL.
Carros lentos na faixa da esquerda: infração e multa
E as consequências são claras: motoristas que insistem em permanecer na faixa da esquerda sem dar passagem cometem uma infração de natureza média, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, ultrapassar pela direita, como uma tentativa de contornar a situação, também é considerado uma infração média com as mesmas penalidades.
Faixas de velocidade
Vieira explica que em rodovias com várias faixas no mesmo sentido, a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte, quando não há uma faixa especial para eles. Enquanto isso, as faixas da esquerda servem à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.
Mas, afinal, como ultrapassar?
A fim de facilitar a ultrapassagem, o veículo mais lento deve se deslocar para a direita sem acelerar, e o carro em maior velocidade pode solicitar passagem brevemente usando luz alta ou um leve toque na buzina, especialmente em áreas não urbanas.
Emergências na esquerda
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) reforça a importância de liberar imediatamente a faixa da esquerda para ultrapassagens de carros mais rápidos. Além disso, destaca que todos os condutores devem dar passagem à esquerda para viaturas policiais, ambulâncias e veículos de socorro em situações de emergência, sob pena de uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Cortesia ao volante
Na próxima vez que você estiver na estrada e se deparar com essa situação, lembre-se das regras de trânsito e da cortesia ao volante. Manter a faixa da esquerda livre não apenas evita multas, mas também contribui para um trânsito mais seguro.