Ao escolher a mobília e as formas dos elementos de uma sala ou quarto, muitas pessoas se esquecem de fazer um estudo da paleta de cor. Afinal, a psicologia revela que as tonalidades realmente impactam a percepção humana.
Veja também: Pouca gente tem: as 5 cores de olhos mais raras do mundo são de tirar o fôlego
Sendo assim, existem cores que não são adequadas para cortinas, criando um clima pesado e nada convidativo. Dito isso, evite estimular emoções negativas e comece a prestar atenção nos detalhes que envolvem o seu bem-estar.
Estas são as cores de cortina que transmitem uma sensação ruim
1. Vermelho vibrante
Primeiramente, o vermelho remete à noção de urgência, de que é necessário agir rapidamente, enquanto o sofá está ligado ao descanso. Portanto, os subtons dessa cor sequestram a sua tranquilidade, resultando em desequilíbrio.
2. Tons chapados e escuros
Vale lembrar que as cores de uma cortina alteram a iluminação da casa, e tons escuros reduzem o alcance da luz. Desse modo, tenha cuidado ao adquirir cortinas azul-marinho, bordô, verde oliva, preta, entre outras opções de matizes sólidas.
3. Branco em tecidos lisos
O branco é muito chique e reflete amplitude, porém, não é tão fácil de higienizar e às vezes produz uma claridade que incomoda. Quanto a essa recomendação, independente do material, até os estofados brancos não combinam com praticidade.
4. Estampas extravagantes
A estampa é sempre bem-vinda, porém, é preciso ter bom-senso e não optar pelos modelos que desconcentram até os animais de estimação. Nesse caso, priorize o minimalismo, em desenhos florais e materiais bem estruturados.
DICA EXTRA: Cores que destoam do local
Por fim, não adianta o design ser lindo e não se adequar ao ambiente, ou seja, é estranho misturar uma estética contemporânea com figuras clássicas. Esse lembrete é ainda mais importante em salões comerciais e consultórios.
Agora que você já sabe quais são as cores de cortina que não expressam harmonia, faça algumas mudanças na sala, visando deixar o lar aconchegante.