Após a conclusão do repasse de valores do quarto lote da restituição do Imposto de Renda, feito em agosto, a Receita Federal se prepara para a quinta e última etapa. Conforme mostra o cronograma deste ano, no final de setembro, parte dos contribuintes vão receber o último lote de pagamento no próximo dia 29.
Leia mais: Calculadora atualizada mostra desconto do Imposto de Renda 2024
Em 22 de setembro, uma semana antes do pagamento, os contribuintes poderão consultar a disponibilidade do último lote da restituição. A consulta estará acessível a partir das 10h da manhã. Pela plataforma, é possível conferir a situação do ressarcimento na página oficial da Receita.
Confira mais detalhes de como receber os seus valores a seguir.
Restituição Imposto de Renda: como receber?
A restituição nada mais é do que a devolução do valor adicional pago à Receita Federal durante o ano-calendário. O órgão realiza cálculos para verificar se o contribuinte repassou o valor exato, menor ou a mais da quantia devida. No último contexto, a declaração é considerada com imposto a restituir, ou seja, o dinheiro extra deve ser devolvido.
Esse pagamento funciona da seguinte forma: a restituição será depositada na conta bancária indicada na declaração de Imposto de Renda, seja diretamente ou por meio da chave PIX fornecida. Se, por alguma razão, esse processo apresentar algum impedimento para o crédito, como pendências ou a conta informada estar desativada, ainda é possível receber os valores no Banco do Brasil por um período de até um ano.
Para quem se encontra nesse contexto, a orientação é buscar pelo serviço de agendamento de crédito, no Portal BB ou nos telefones. São eles:
- Para capital: 4004-0001;
- Para outros locais: 0800-729-0001;
- Para atendimento exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.
O que fazer caso o contribuinte perca o prazo de um ano?
Nessa situação, o resgate pode ser solicitado diretamente no Portal e-CAC, sistema desenvolvido especialmente para atividades da Receita Federal. Pela plataforma, a pessoa deverá buscar pelo menu “Declarações e Demonstrativos” e, depois, clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Desse modo, basta selecionar a alternativa “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária” e seguir todas as orientações fornecidas para reaver o dinheiro.