O ovo é um alimento incrivelmente versátil, pois permite a criação de uma ampla variedade de pratos, tanto doces quanto salgados; no entanto, descobrir se os ovos já passaram da validade pode ser um desafio, especialmente quando são comparados a outros produtos. Aprenda dois testes simples que podem te ajudar a determinar isso.
Leia mais: Barato que sai caro: não use ESTES produtos se eles estiverem vencidos
Muitas vezes, só percebemos que os ovos não estão mais no auge do frescor quando estamos prestes a usá-los em alguma receita. Isso pode ser uma surpresa desagradável, principalmente quando já misturamos os ovos com outros ingredientes sem verificar o estado. Xô, desperdício!
Validade dos ovos
Para evitar situações assim, é essencial prestar atenção aos sinais que indicam que um ovo está vencido, como a casca rachada, gema excessivamente líquida ou clara aquosa. Além disso, o odor desagradável é, entre todos os sinais, o mais evidente.
Uma prática importante é armazenar os ovos na geladeira, preferencialmente na prateleira inferior, para mantê-los sempre frescos. Após a compra, é aconselhável utilizar em até seis semanas, não mais que isso. Além disso, você pode utilizar dois testes rápidos e eficazes para verificar a validade dos ovos.
O primeiro é o “teste da água”. Basta mergulhar o ovo em água fria. Se ele flutuar, é sinal de que está vencido, pois conforme envelhece, perde água e dióxido de carbono, o que o faz flutuar.
Outra opção é o “teste da audição”, que envolve segurar o ovo próximo à orelha. Se você ouvir o líquido se movendo, é um forte indicativo de que o ovo está vencido. Os frescos não produzem barulho quando agitados.
Essas são as duas maneiras mais fáceis de identificar se a validade dos ovos já passou. Assim, você pode usar essas estratégias simples para identificar e garantir a sua saúde e a segurança alimentar. Nunca consuma alimentos que tenham ultrapassado o prazo de validade!