Parece inacreditável e até difícil de imaginar que uma simples tampa consegue ajudar na hora de fatiar a cebola. Dessa forma, o processo se torna rápido e eficiente, chegando ao resultado dos restaurantes que oferecem pratos requintados.
Veja também: Como fazer a famosa cebola do Outback na Airfryer em 25 minutos
Nesse caso, trata-se das cebolas empanadas que formam uma flor, semelhantes às rosas, que costumam ser temperadas e fritas. Ainda assim, é possível aplicar o truque na intenção de obter cubos e tiras simétricas, favorecendo o visual.
Este é o método de cortar cebola usando tampa
1º Passo: primeiramente, comece descascando a cebola e corte as extremidades.
2º Passo: em seguida, coloque-a com a parte cortada voltada para baixo, na área de encaixe da tampa, que rosqueia no recipiente para proteger a conserva.
3º Passo: logo, corte na vertical, dividindo o vegetal em oito ou dez fragmentos, que costumam ficar quase idênticos. Lembre-se de respeitar o limite da borda da tampa, que evita que as camadas fiquem soltas, formando um núcleo e pontas evidentes.
Mantenha a mão firme, segurando a cebola, para evitar acidentes envolvendo cortes e garantir um bom resultado. Essas orientações consideram aquelas cebolas que são empanadas, ou seja, são servidas praticamente inteiras após a fritura.
Conheça os principais cortes da cozinha profissional
- Corte em cubos: nesse caso, os alimentos são cortados em pedaços pequenos e uniformes, com cerca de 1 centímetro de tamanho.
- Corte em julienne: quanto a essa técnica, destacam-se tiras finas e longas, com cerca de 5 a 7 centímetros de comprimento e 2 a 3 milímetros de largura.
- Corte brunoise: este corte envolve cortar os ingredientes em cubos muito pequenos, menores que 5 milímetros de lado.
- Corte em palitos ou bastões: por outro lado, os vegetais são cortados em tiras mais grossas e curtas do que o julienne, apresentando de 5 centímetros de comprimento e 5 a 7 milímetros de largura, em um aspecto delicado.
- Corte em cubos grandes ou mirepoix: desse modo, são produzidos pedaços maiores, usados em sopas, molhos e guisados.
É válido ressaltar que existem outros tipos de cortes, mas foram mencionados aqueles que se aplicam à cebola, além do uso da tampa.