Nos próximos dias, a população de boa parte do país deve tomar cuidados especiais com a saúde devido à chegada de uma onda de calor intenso. Conforme detalham as previsões, há cidades que vão marcar temperaturas acima dos 40°C no termômetro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de alto risco, para diversas regiões, enquanto o MetSul Meteorologia definiu o momento como “excepcional”.
Leia mais: Alerta laranja: ESTES são os estados mais vulneráveis à onda de calor; procure o seu
Ainda segundo as projeções do MetSul Meteorologia, todas as regiões do Brasil vão enfrentar um calor intenso. O clima ficará assim durante essa semana e o início da próxima. As chances é de que a população veja, ainda em setembro, um recorde de temperatura. Para se proteger do clima que passará dos 40°C em algumas regiões, é importante ficar informado sobre as áreas afetadas para, assim, realizar as medidas de segurança no quesito saúde.
Calor intenso afeta o Brasil
Conforme as informações divulgadas, a região Centro-Oeste será a mais impactada pela onda de calor, especificamente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pois a maioria das cidades desses estados vão apresentar temperaturas que superarão os 40°C. Cuiabá deverá ter o clima mais quente, de acordo com o Inmet.
O pico de calor também atingirá o Sudeste. O Climatempo destaca que o Rio de Janeiro apresentará altas temperaturas, chegando aos 40°C. O mesmo deve acontecer em São Paulo e interior, sobretudo, nas áreas oeste, noroeste e norte do estado. A instituição também informou que no interior, a população passará por essa condição de clima intensamente quente por vários dias.
Já na capital, as temperaturas vão marcar entre 37ºC a 39ºC, mas deve subir no final de semana. Como mencionado, o calor vai abranger boa parte do território nacional.
Acima dos 40°C, a população dos seguintes estados devem tomar cuidado:
- Paraná;
- Goiás;
- Rondônia;
- Amazonas;
- Pará;
- Tocantins;
- Bahia;
- Piauí;
- Maranhão;
- Distrito Federal.
Esse cuidado é referente à baixa unidade do ar. Inclusive, a MetSul Meteorologia evidenciou que os dias serão “extremamente perigoso à saúde e à vida”. Todo esse contexto está relacionado a uma bolha de calor que prende o ar quente como se fosse uma tampa de panela. É provável que isso dure dias e semanas, segundo a MetSul.