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Ar premium: entenda o fundo de verdade na ‘pegadinha’ de calibrar o pneu

Trata-se da calibragem feita com nitrogênio puro. Serviço é raro de ser encontrado e é usado em situações específicas, mas tem vantagens.



Nas redes sociais, é comum que circulem várias pegadinhas que acabam por tirar boas gargalhadas dos internautas. Essa em questão envolve a calibragem dos pneus. Ela consiste na pessoa fingir não entender os cuidados básicos do carro e, assim, ela “aceita” a proposta do frentista de encher os pneus com “ar premium”, mas pagando caro.

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Ao contar essa experiência para a pessoa que é vítima da brincadeira, a reação dela costuma ser de bastante indignação, o que gera visualizações. O que muitos desconhecem, incluindo aqueles que brincam com a ideia, é que o tal “ar premium” citado realmente existe. Apesar de não ser amplamente divulgado ou estar disponível nos postos, o seu uso é bastante especializado. Entenda melhor essa história a seguir!

Brincadeira do “ar premium” tem um fundo de verdade?

A informação é do portal Uol. A publicação detalha que o componente é composto por nitrogênio puro, diferente do ar comum que está disponível nos calibradores de postos de combustível. Nesse em questão, há 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e ainda de 1% de outros gases presentes.

O processo de calibração também requer máquinas especiais, que capturam o ar para obter o nitrogênio de forma separada e isolada de outras substâncias gasosas. Conforme o que foi divulgado, não é fácil achar o equipamento. Inclusive, ele costuma estar disponível apenas em oficinas e espaços especializados.

Para usar esse serviço, a pessoa precisa desembolsar de R$ 10 a R$ 20 por cada pneu e, claro, esse recurso pode apresentar variações no preço. A publicação também mostrou que realizar a calibragem com o “ar premium” pode trazer uma série de vantagens. Uma deles é manter o pneu cheio por mais tempo.

Ademais, comparado ao ar comum, a calibração com nitrogênio auxilia na prevenção do acúmulo de umidade no interior dos pneus, uma vez que o nitrogênio é um gás seco. Isso diminui a probabilidade de oxidação e corrosão das rodas, bem como do sistema de inflação dos pneus.




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