O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam em 2022 continua atrasado. Confira qual é a nova previsão para receber o dinheiro, bem como as regras as quais deve seguir para ter acesso a essa quantia. Aprenda até mesmo a pesquisar se você tem valores a receber.
Leia mais: Chegou? Previsão para repasse do PIS/Pasep cria burburinho; veja atualização
O atraso no repasse do abono salarial teve início durante a pandemia da Covid-19. Como resultado, os trabalhadores ainda estão aguardando pelos valores atrasados. Inclusive, a previsão de pagamento para aqueles que trabalharam no ano-base em questão é somente para 2024.
Sim, continua atrasado
Para ter acesso ao abono, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos. São eles:
- Estar cadastrado há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano de referência com carteira assinada;
- Ter salário mensal de até dois salários mínimos.
Outro detalhe importante é que o empregador deve ter informado corretamente os dados na relação anual. Para verificar se você tem direito ao saque do PIS/Pasep, basta acessar o site do governo, o Gov.br. Para quem não tem acesso à internet ou prefere verificar as informações por telefone, o contato é o 158, da Central Alô Trabalhador.
No site, basta seguir as instruções, fornecendo alguns dados pessoais para descobrir se tem direito ao abono ou não. Ao acessar, informe o seu CPF, preencha uma senha e, na página inicial, procure pela opção “abono salarial”.
Verifique se o ano de 2021 foi selecionado e analise a coluna “habilitado” para saber se você receberá algum dinheiro em 2023. É importante também acompanhar as datas divulgadas para o repasse do dinheiro.
Durante a pandemia, o pagamento sofreu atrasos devido à utilização dos recursos no combate à doença, especialmente em meio à emergência nacional. Agora, a expectativa de todos é a normalização do calendário de repasse do PIS/Pasep para que os trabalhadores recebam o dinheiro em dia.