Pare de jogar as cascas de ovo fora: elas podem TURBINAR suas plantas

Existem diversos tipos de adubo natural que fortalecem as plantas, começando pela casca de ovo que muitas pessoas acabam jogando fora. Veja como usar.



Os cuidados ligados à planta não incluem apenas a rega e a remoção de folhagens secas, que impedem o seu desenvolvimento. Nesse caso, é necessário promover um solo fértil e rico em nutrientes, que garantem a absorção de oxigênio.

Veja também: Quer plantas fortes e crescidas? Veja como as fases Lua podem te ajudar

Portanto, é importante adubar as plantas, seja com extratos vegetais ou simplesmente casca de ovo. Contudo, você precisa realizar um preparo antes, visando aproveitar os benefícios desse alimento na sua horta ou jardim.

Aprenda a transformar casca de ovo em adubo para plantas

Primeiramente, é preciso lembrar que há três opções de processamento da casca de ovo, que garantem um bom resultado e potencializa o enraizamento:

1. Fertilizante em pó: em relação a esse processo, basta lavar bem as cascas, removendo o excesso de clara e gema. Dito isso, espere até que os fragmentos fiquem secos e coloque-os no liquidificador, misturando até obter um farelo. Em seguida, guarde em um frasco e use no máximo duas vezes por mês.

2. Solução fortificante: outra receita de adubo orgânico é o líquido, que consiste em deixar a casca de ovo na água. Visto que 24 horas são suficientes, filtre 200ml e mantenha em um borrifador, usando mensalmente. Lembre-se que a medida ideal é uma casca de ovo para cada xícara de água, no intuito de manter a concentração.

3. Compostagem: algumas pessoas preferem jogar resíduos orgânicos direto na composteira e isso é válido. Afinal, garante vitaminas e minerais, entre potássio, magnésio e bastante cálcio, que aumenta a vitalidade de flores delicadas.

Por que o fertilizante caseiro é melhor do que produtos químicos?

Em primeiro lugar, os fertilizantes caseiros são geralmente mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Essa observação considera o uso de ingredientes naturais e totalmente biodegradáveis, que não impactam negativamente a natureza.

Além disso, trata-se de uma alternativa econômica, pelo baixo custo de produção em casa. Por fim, reduz o uso de fitoquímicos que liberam substâncias tóxicas prejudiciais à saúde de animais e crianças, que ficam expostas a longo prazo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário