A força do TikTok é inegável. Cada vez mais, produtores de conteúdo estão investindo seu tempo em vídeos curtos para publicar na plataforma. E, se eles postam por lá, é porque têm demanda e consumo do público.
Leia mais: Lives de NPC: 4 signos podem fazer sucesso na nova modinha do TikTok
Em contrapartida, plataformas de vídeos longos, como YouTube e o Facebook, têm perdido espaço e, principalmente, audiência. Pensando nisso, o YouTube resolveu dar um passo a mais e lançar um aplicativo de edição de vídeos curtos. Desta forma, sua aba “Shorts” pode bater de frente com o TikTok.
É fácil, é prático
Um dos pontos fortes do aplicativo de filtros e dancinhas é seu design intuitivo e facilitado de edição de vídeo. Por lá, não é preciso de muito para criar um conteúdo decente. Basta arrastar algumas barras, adicionar uma trilha sonora, ajustar o volume e pronto. Já pode postar.
Do outro lado, postar algo no YouTube é sempre laborioso. São muitas tags, muitas coisas para ajustar, muitas abas e muitos cliques até conseguir, de fato, postar algo.
O YouTube Create, novo aplicativo na plataforma de streaming veio para tentar corrigir isso. Agora, os criadores de conteúdo – ou até mesmo nós, meros mortais – vão poder editar vídeos direto do celular, em poucos segundos e pouquíssimos cliques.
YouTube Create será app separado
Assim como o CapCut faz com o TikTok, o YouTube Create será um aplicativo à parte, mas com total integração com a outra plataforma.
Segundo a apresentação do app, serão várias as opções de edição oferecidas: edição e corte precisos, transcrição automática, recursos de narração, filtros, transições, músicas e mais.
O aplicativo será gratuito. Mas ainda teremos que esperar um pouquinho para tê-lo em mãos. Uma versão beta para Android estará disponível para Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Indonésia, Índia, Coreia e Singapura.
Ainda não há previsão de lançamento para o YouTube Create no Brasil.