scorecardresearch ghost pixel



Quality Assurance

A metodologia preza pela qualidade durante o processo de desenvolvimento de determinado produto. Por este motivo, as empresas que a utilizam saem à frente na competição mercadológica. Entenda melhor como é sua aplicabilidade e qual é a diferença para a Quality Control.



Quality Assurance (QA), ao ser traduzido para o português significa Garantia de Qualidade. O conceito se trata de um sistema de gestão da qualidade dos processos de desenvolvimento.

Nestes processos, a melhoria não é pontual, mas sim contínua. Por isso, o termo é muito empregado nas áreas de Tecnologia da Informação, para auxiliar no desenvolvimento de softwares.

Dessa forma a Quality Assurance pode ser definida como uma metodologia de gestão da qualidade. A qual tem o objetivo de garantir que os requisitos do projeto sejam cumpridos durante todas as etapas de execução. O que depende do nível de exigência do cliente.

Portanto, o método é utilizado ao longo do projeto. O intuito é que possíveis defeitos possam ser prevenidos, ao se antecipar e identificar eventuais problemas.  Os quais podem interferir no resultado futuro e, consequentemente, na qualidade do produto.

Por ser uma metodologia bastante eficiente, muitas companhias que são especializadas em desenvolvimento de software possuem um departamento exclusivo de Quality Assurance.

O sistema faz com que a empresa tenha maior credibilidade, já que investe na confiança do cliente de determinado produto. Além do mais, é visto ainda como uma melhoria nos processos contínuos e na eficiência de todo o caminho, da concepção ao produto ou serviço, o qual chegará ao consumidor.

Portanto, por oferecer tantas vantagens, a Quality Assurance faz com que a empresa se torne diferencial no mercado.

Quality Assurance e Quality Control

A Quality Control pode ser traduzida como Controle de Qualidade, e tem foco no produto ou sistema. Por isso, este método se diferencia do Quality Assurance no objetivo dos processos.

Enquanto este último tem como objetivo assegurar  a qualidade de um processo, o primeiro foca na resultado da qualidade do produto final.




Voltar ao topo

Deixe um comentário