Quando o assunto é a calibragem dos pneus, muita gente tem dúvida sobre a quantidade ideal que deve ser colocada. Você já se perguntou se encher os pneus corretamente pode mesmo economizar combustível? Saiba que sim, isso é uma grande verdade. Por outro lado, a pressão demais é um grande mito! Entenda.
Leia mais: Acabou a dúvida: pneus têm validade? Entenda a vida útil dessa ‘peça’ do carro
A quantidade de pressão recomendada para os pneus de um veículo varia bastante. Esse é o primeiro ponto que você deve prestar atenção, porque vai depender do modelo e do fabricante do carro. A pressão correta dos pneus é geralmente determinada no manual do veículo, mas pode ser encontrada também em uma etiqueta que fica na porta do motorista ou ainda na tampa do tanque de combustível.
Pressão nos pneus e o consumo de combustível
Não é à toa que essas informações são fornecidas. Aao indicar a pressão recomendada, os fabricantes conseguem te ajudar a otimizar a eficiência do combustível, além de garantir mais conforto, melhorar as condições de condução do seu veículo e, consequentemente, a segurança de todos.
Por isso, não há um padrão único.
Lembre-se sempre de conferir a situação de acordo com o manual do seu veículo para não errar na calibragem nem cair de cabeça em mitos. Esqueça aquela ideia de que, quanto mais cheio o pneu, menos gasolina você irá consumir. Essa afirmação é, na verdade, um mito. Os pneus cheios demais promovem mais riscos, principalmente em estradas molhadas, pois pode prejudicar a frenagem.
Manter a calibragem correta dos seus pneus é a melhor forma de garantir a economia de combustível, porque é isso que vai reduzir o atrito com o solo e, consequentemente, evitar que o motor tenha que trabalhar demais para mover o veículo. Pensando em tudo isso, aposte na calibragem correta e lembre-se de que o excesso de pressão pode trazer riscos para sua segurança. Muita atenção!