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É principiante? Veja como identificar que a calibragem dos pneus deve ser feita

Processo de cuidados com os pneus requer atenção principalmente no nível de pressão, já que o componente influencia na segurança e desempenho do carro.



Para manter o bom desempenho, tanto do carro quanto dos pneus, os motoristas devem ficar atentos ao cuidado da calibragem. É provável que isso não seja novidade para muitos; contudo, vários condutores ficam na dúvida sobre o uso da pressão adequada, visto que esse fator é importante e influencia desde a segurança até o consumo.

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Conforme indicado pelo Portal do Trânsito, a pressão recomendada no manual do veículo varia dependendo das condições de uso, como quando o carro está transportando apenas o motorista e está sem carga, em comparação com outras situações, como uma viagem em família, onde o número de passageiros é maior e é preciso levar a bagagem. Diante disso, é essencial ficar por dentro da calibragem adequada. Confira mais detalhes a seguir!

Calibragem dos pneus: dicas essenciais para não errar

Uma das primeiras dicas, segundo o site mencionado, é ficar atento sobre a frequência com a qual esse processo precisa ser realizado. A orientação é um intervalo de dez dias, mas não deve ultrapassar esse período. Isso tem relação com o Pound-force per Square Inch (PSI). Em português, libra-força por polegada quadrada.

Quando o processo de calibragem ultrapassa o intervalo recomendado, é provável que a perda de pressão seja de até um PSI. Essa perda de pressão pode ser mais elevada, caso o carro seja usado diariamente ou em ruas com condições ruins. Outra recomendação é fazer a calibragem com o pneu frio.

A medida que percorrem alguns quilômetros, a temperatura dos pneus aumenta, resultando também em um aumento na pressão. Se forem calibrados com a pressão adequada nessas condições, eles podem ficar abaixo do nível recomendado quando o pneu volta à temperatura ambiente.

Conforme destaca a publicação, a baixa pressão pode afetar a segurança, sobretudo, em época de chuva ou de elevação da temperatura ambiente. Com a baixa pressão, é criada uma área de contato com o solo mais ampla, possibilitando aquaplanagem e derrapagem.




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