Alerta geral! Hoje, todos os telefones vão tocar na mesma hora; veja onde

Moradores deverão ficar atentos. Notificação vai acontecer às 15h20, horário de Brasília.



Se você mora nos Estados Unidos, deverá ficar muito atento ao seu celular nesta quarta-feira, 4 de outubro. O governo estadunidense anunciou que todos os aparelhos tocarão, ao mesmo tempo, e farão um barulho específico.

Leia mais: Segurados do INSS poderão antecipar perícia médica pelo telefone

Quem está no território dos EUA receberá um alerta da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), via Comissão Federal de Comunicações (FCC). Além dos celulares, rádios e televisões também transmitirão o aviso.

Mas não há motivo para preocupação. Na verdade, trata-se de um teste para o Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Assim, poderão saber se vai funcionar ou não durante uma crise real.

Qual o conteúdo do alerta?

“Este é um teste do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária”, dirá o alerta, em inglês.

No entanto, se o usuário tiver configurado o aparelho para ter a língua principal como Espanhol, uma versão traduzida aparecerá.

Para se diferenciar de um SMS normal ou de alguma ligação, as mensagens terão “tom e vibração únicos”. Segundo as autoridades estadunidenses, será um tipo de alarme chocante e desagradável. A ideia é que a pessoa pare tudo o que estiver fazendo para atender ao telefone imediatamente.

Os alertas estão programados para durar cerca de 30 minutos, mas o usuário pode desligar a notificação no momento em que recebê-la. No caso das televisões e rádios, eles vão apresentar o conteúdo das mensagens escrito e/ou falado.

Quando os celulares vão tocar ao mesmo tempo?

De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, os celulares, televisões e rádios vão emitir o alerta às 14h20, no padrão de horário da Costa Leste do país. Aqui no Brasil, seria às 15h20, no horário de Brasília.

No caso de uma emergência realmente acontecer e o país precisar, de verdade, tocar um alarme nacional, o teste – que será o sétimo feito pelo Sistema de Alerta de Emergência – será adiado para o dia 11 de outubro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário