scorecardresearch ghost pixel



Enfim o TikTok será banido dos Estados Unidos? E o Brasil, como fica?

Congresso do país avança com lei após depoimento do CEO da rede social gerar desconfianças entre os congressistas.



Na última semana, Shou Chew, CEO do TikTok, depôs em comissão do Congresso dos Estados Unidos. O objetivo era tentar defender a rede social contra as acusações de compartilhamento de dados que podem resultar no banimento da ferramenta no país.

Leia mais: TikTok muda regras e barra conteúdos perigosos para a mente dos jovens

Contudo, as palavras do executivo não convenceram os congressistas e, por isso, a casa deve avançar na aprovação de uma legislação para então barrar o TikTok do território nacional.

Em suma, os Estados Unidos acusam a plataforma de compartilhar informações dos usuários com o governo chinês. Porém, não houve apresentação de provas.

Repercussão

Após o depoimento do executivo, Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou em postagem no Twitter que é preocupante o fato do CEO do TikTok não ser honesto, mesmo que os Estados Unidos já saibam que o governo Chinês tem acesso aos dados dos usuários.

A Câmara vai avançar com a legislação para proteger os americanos dos tentáculos tecnológicos do Partido Comunista Chinês”, reforçou.

Por fim, caso a lei consiga aprovação, o TikTok será banido de todo o país. Vale lembrar que hoje celulares oficiais do governo dos Estados Unidos já não têm acesso ao aplicativo. O mesmo ocorre no Reino Unido, assim como na Nova Zelândia e França.

Solução

Uma solução que o governo estadunidense deu para que o TikTok siga com o acesso livre seria a venda da empresa para uma empresa norte-americana. Contudo, esse caminho não teve a aprovação da plataforma.

Sobre o tratamento de dados, o CEO do TikTok afirmou em seu depoimento que, até o final de 2023, os dados dos cidadãos americanos terão armazenamento e tratamento local, por uma empresa estadunidense chamada Oracle. Segundo o executivo, a ação elimina a preocupação sobre os dados estarem sujeitos à lei chinesa.

E como fica o Brasil nessa história? É possível que o TikTok seja banido do Brasil, assim como ocorreu em outros países, caso as autoridades brasileiras entendam que o aplicativo apresenta riscos à segurança nacional, privacidade dos usuários ou à ordem pública. Até o momento, não há nenhum anúncio oficial de banimento no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário