O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que os pagamentos do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão antecipados para as pessoas que vivem em municípios do Amazonas afetados pela estiagem. O anúncio ocorreu durante uma comitiva ministerial em visita à região.
Leia mais: 13° salário tem antecipação confirmada pelo governo; quem recebe mais cedo?
Todos os beneficiários dos dois programas terão acesso aos recursos no dia 19 de outubro, independentemente do final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Os demais atendidos pelo Bolsa Família receberão os recursos entre os dias 18 e 31 de outubro. Já o BPC terá repasses entre 25 de outubro e 8 de novembro, conforme previsto no calendário original do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Estiagem no Amazonas
A seca no estado levou mais de 20 cidades a decretarem situação de emergência nos últimos dias. Logo em seguida, o governador Wilson Lima (União) publicou um decreto que coloca 55 municípios em situação de emergência pelo prazo de 180 dias.
“Na questão da ajuda humanitária, nós orientamos as prefeituras que elas encaminhem os planos de trabalho para o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional”, afirmou Alckmin em coletiva de imprensa.
Segundo o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o governo federal vai “liberar os recursos o mais rápido possível e atender a população”.
Os ministros sobrevoaram as regiões atingidas na última quarta-feira (4), depois cumpriram agenda em Manaus e outras cidades da Região Metropolitana.