Com os altos preços cobrados atualmente pelos veículos, muitos consumidores buscam pelos mínimos detalhes que possam interferir no desempenho dos veículos na hora de realizar a compra. Seja pela pressão dos pneus e até mesmo pela forma como apertam o acelerador, todos os detalhes são considerados na hora de buscar economizar o combustível e gasto de dinheiro com o carro.
Leia mais: 7 dicas para economizar combustível mesmo ligando o ar-condicionado do carro
Um ponto se tornou motivo de discussão recentemente entre os motoristas. Enquanto alguns deles afirmavam que a cor do veículo influenciava no gasto de combustível, outros acreditavam que isso não teria tanta interferência assim no consumo. Afinal, será que a cor da tintura do carro realmente impacta nos gastos com gasolina?
Cor pode influenciar no uso do combustível?
Por mais inusitado que pareça, a resposta para esta pergunta é “sim”. A tintura utilizada no veículo não altera o peso do carro ou de qualquer propriedade mecânica; no entanto, a sua atuação no uso de combustível ocorre de forma indireta, visto que impacta diretamente na temperatura interior do automóvel.
Dessa forma, um estudo realizado pelo Bekerley Lab, na Califórnia (EUA), veio para acabar com a dúvida. Dois Honda Civic iguais foram deixados sob o sol com uma única diferença: a sua cor. Depois de uma hora sob o sol, o modelo cinza e o prata foram avaliados. O interior do Honda Civic prata estava mais fresco, com uma temperatura de 5º a 6ºC mais baixa em relação ao modelo preto.
A relação feita pelos pesquisadores é de que a cor mais clara da carroceria consegue refletir até 60% dos raios solares. Em contrapartida, a cor preta utilizada reflete apenas 5% do calor emitido pelo sol, o que faz com que a sua temperatura interna seja consideravelmente maior.
Carro preto utiliza mais o ar-condicionado
Com essa diferença na temperatura de dentro do carro, é possível afirmar que os automóveis com tintura escura utilizam mais o ar-condicionado do que os com tintura clara. No caso do veículo prata, a necessidade de ligar o ar foi 13% menor do que no carro preto, o que irá refletir diretamente no consumo de combustível.
Por fim, a escolha pela cor do veículo não influencia apenas na economia pessoal mas também na relação com o meio ambiente. Ao utilizar menos o ar-condicionado, o condutor está diminuindo o seu consumo de gasolina. Consequentemente, diminui também a emissão de poluentes, como o monóxido de carbono e os hidrocarbonetos.