scorecardresearch ghost pixel



Dá para economizar: nessa onda de calor, veja como gastar menos energia

Quando o calor é maior, as altas temperaturas podem aumentar o valor da sua conta de luz, mas se você seguir algumas dicas, pode até economizar.



O Brasil é um país que registra números elevados em temperatura ao longo de todo o ano, não apenas no calor do verão mas também em várias outras estações. Saiba como evitar que as altas temperaturas aumentem o valor gasto na conta de luz com essas dicas de economia.

Leia mais: Péssima notícia: aumento de até 44% na conta de luz está previsto; veja os afetados

Ao longo do ano, a maior parte das regiões do Brasil recebe muita radiação solar, o que faz com que as temperaturas se mantenham elevadas na maior parte do tempo. Essa diversidade climática em nosso país é resultado de uma combinação de vários fatores geográficos e climáticos.

Conta de luz com as altas temperaturas

Quando faz muito calor, a sua conta de energia pode ficar consideravelmente mais cara. Os hábitos de consumo variam, começando pelo uso do ar-condicionado, que se torna muito mais frequente. Quanto mais ele é ligado, maior é o consumo de eletricidade e, assim, mais cara fica a conta de luz.

Além do ar, outros equipamentos elétricos, como ventiladores e geladeiras, também trabalham mais para manter os alimentos e as bebidas frias. Por todas essas razões, a preocupação com o aumento na conta de luz é muito maior.

Se você deseja economizar, deve adotar algumas práticas mais eficientes no seu dia a dia. Se estiver com vários eletrodomésticos antigos, pode ser mais econômico trocá-los por opções novas que tenham o selo de eficiência energética. Outra opção é aproveitar os dias quentes para reduzir o tempo de banho com chuveiro elétrico e optar mais pela água fria. No caso do ar, é importante fazer uma manutenção antes do início do calor extremo.

Ao ligar o ar-condicionado, a dica é fechar todas as janelas para evitar a entrada de calor. O mesmo vale para as portas. Além disso, você pode intercalar o uso de ventilador e ar em busca de mais economia.

Troque também as lâmpadas convencionais por modelos de LED, que são mais econômicos, e retire da tomada todos os eletrodomésticos que não estiverem em uso. Com alguns ajustes, você pode conseguir uma economia maior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário