De modo geral, os vegetais surgem em arbustos ou árvores de maneira individual, ou seja, o limão nasce no limoeiro e a maçã, na macieira. Afinal, não é nada comum ver uma única planta fornecer limões, maçãs e mangas simultaneamente.
Veja também: Árvore resfria mais que ar-condicionado? Especialistas põem fim ao mistério
No entanto, em 2008 o artista Sam Van Aken resolveu pensar em uma árvore que pudesse render 40 frutas. Nesse caso, o objetivo era aproveitar o espaço e garantir a produtividade associada a um solo rico em nutrientes em determinadas estações.
Conheça a árvore Frankenstein que carrega 40 frutas
A princípio, a árvore Frankenstein é uma maravilha da horticultura que é capaz de fertilizar até 40 tipos diferentes de frutas. Essa raridade é o resultado de um processo de enxerto complexo, que combina diferentes variedades frutíferas.
Sendo assim, o professor de artes da Universidade de Syracuse, localizada em Nova York, começou a se aprofundar nos estudos. Quanto ao resultado, comprovou o potencial da engenhosidade humana ao cultivar o gênero “prumus”.
Saiba como funciona a técnica do enxerto na agricultura
Conforme observado, uma única espécie entrega cerejas, laranjas, mexericas e até pêssegos. Contudo, o cenário só se consolidou após um projeto de 8 anos de tentativas, aplicações e experiências que consideram a técnica do enxerto.
Dito isso, os enxertos significam entrelaçar raízes e sobrepor sementes, no intuito de aumentar a variação dos frutos. Embora pareça fácil, o processo é desafiador e exige paciência, porque cada cultura exige um cuidado específico.
A variedade alimentar está sendo ameaçada? Entenda
Por último, o mestre revelou que a ameaça à variedade alimentar é uma preocupação atual, com muitos alimentos em risco de extinção. Portanto, há fatores como monocultura e mudanças climáticas que impactam o equilíbrio da natureza.
Desse modo, iniciativas similares a do norte-americano acabam mantendo viva a riqueza das frutas em um único organismo. Por esse motivo, investir em pomares orgânicos se mostra uma alternativa contra a redução da diversidade.
*Foto em destaque: Sam Van Aken