Nos últimos anos, as leis de trânsito vêm regulamentando aspectos como velocidade máxima e prioridade de passagem. Outros fatores incluem o uso de cinto de segurança, respeito a semáforos e sinalização específica.
Veja também: Você quer viajar? Lista de 89 países onde brasileiros não precisam do visto
Ainda assim, a cultura de determinado local influencia nas penalidades e na interpretação de pedestres e motoristas. Dito isso, além de combater a violência e acidentes, demonstra que há diferenças substanciais nos códigos urbanos.
1. Mulheres não podiam dirigir na Arábia Saudita até 2017
Há 6 anos, as mulheres da Arábia Saudita não estavam autorizadas a dirigir veículos, independente da autorização de terceiros. Contudo, a situação gerou ampla controvérsia internacional, tendo sido revogada após reivindicações.
2. É preciso usar óculos de sol em dias quentes na Espanha
Embora tenha passado por flexibilizações, a orientação dos policiais é que as pessoas usem óculos de sol ao volante. Nesse caso, a orientação visa conscientizar os cidadãos de que as luzes solares podem ofuscar a visão.
3. É proibido carro sujo circulando na Rússia e na Romênia
Quanto à Rússia e à Romênia, há leis que proíbem a circulação de carros sujos. Apesar de não ser estritamente aplicada em todos os lugares, essa regra visa manter os automóveis em boas condições de funcionamento.
4. Na Suíça não é permitido lavar o veículo aos domingos
A princípio, na Suíça, lavar o veículo aos domingos é proibido e os estrangeiros não conseguem compreender. No entanto, o domingo era considerado um dia descanso e até hoje a norma vale em determinados distritos suíços.
5. No Alabama o motorista não pode dirigir de olhos vendados
Talvez seja absurdo pensar que alguém precisou notificar uma pessoa por dirigir vendada. Por outro lado, os gestores de Alabama decidiram não arriscar e frequentemente criam restrições que visam prevenir comportamentos perigosos.
6. Em Kentucky os cães não podem molestar os carros
Por último, nem os cachorros escaparam! Essa lei, que proíbe que os cães molestem carros, tem como objetivo prevenir danos a veículos. Logo, contempla arranhões e mordidas, mas quem se responsabiliza é o tutor.