As grandes cidades apresentam uma série de desafios e perigos que podem afetar a qualidade de vida e a segurança dos seus habitantes. Alguns dos principais perigos incluem: criminalidade, poluição do ar e sonora, pressão psicológica, riscos ambientais, entre outros.
Veja também: 3 países da América do Sul bons para viajar: neles, o real vale mais
Dessa maneira, para aqueles que buscam emoções intensas e desafios inesperados, algumas cidades ao redor do mundo oferecem uma dose extra de adrenalina. Então, se você é do tipo que gosta de viver no limite e está disposto a encarar alguns desafios, conheça a seguir quatro cidades consideradas perigosas.
1. Cidades perigosas: Legazpi City, nas Filipinas
Legazpi City é uma cidade nas Filipinas que desafia as probabilidades ao estar situada ao pé do Monte Mayon, um vulcão ativo. Essa localização única oferece benefícios, como o aproveitamento da energia geotérmica, mas também traz um perigo constante de erupções vulcânicas.
Diante disso, nos últimos anos, mais de 16 mil pessoas tiveram que evacuar devido a erupções violentas. Com sua proximidade com um vulcão ativo, Legazpi é uma das cidades mais perigosas do mundo.
2. Lahore, no Paquistão: o preço da urbanização
Já Lahore, no Paquistão, é um exemplo de como a expansão urbana desenfreada pode ter consequências perigosas. A remoção de árvores para dar espaço a estradas resultou em um aumento no número de veículos, causando sérios problemas de poluição.
Isso porque a cidade é classificada como uma das mais poluídas do mundo, representando uma ameaça à saúde da população devido à poluição do ar gerada por indústrias, obras de construção civil e a queima de combustíveis fósseis.
3. Tijuana, no México: capital mundial do homicídio
Enquanto isso, Tijuana, localizada na fronteira entre o México e os Estados Unidos, é conhecida como a “capital mundial do homicídio”. Nesse sentido, a cidade enfrenta altas taxas de homicídios, com uma média de 138 assassinatos por ano a cada 100 mil habitantes.
Assim como, a violência é alimentada pela rivalidade entre gangues e é um desafio constante para os mais de 2 milhões de habitantes, incluindo muitos imigrantes que buscam uma vida melhor nos Estados Unidos.
4. Oklahoma, nos Estados Unidos: tornados mortais
Apesar de mais de 700 mil pessoas chamarem Oklahoma de lar, a região enfrenta um risco constante de tornados. Oklahoma está localizada em uma área propensa a experimentar alguns dos tornados mais fortes dos Estados Unidos.
Além disso, maio é considerado o mês mais perigoso, com uma média de 24 tempestades todos os anos desde 1950. Surpreendentemente, a cidade carece de abrigos públicos para proteção contra tornados, levando muitas famílias a construírem seus próprios abrigos em casa.