scorecardresearch ghost pixel



Cidades mais seguras do Rio de Janeiro: veja o ranking com o TOP 10!

Conheça as 10 cidades mais seguras do Rio de Janeiro, segundo pesquisa. Saiba mais sobre cada uma delas aqui!



Um estudo recente conduzido pelo guia imobiliário MySide, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, revelou as cidades mais seguras do Rio de Janeiro para adquirir propriedades e estabelecer residência.

Veja também: 2 das melhores cidades do mundo estão no Brasil; saiba quais são elas

Publicada em agosto de 2023, essa pesquisa utiliza taxas de homicídios por 100 mil habitantes como indicador principal para classificar as cidades. Entretanto, é importante destacar que apenas municípios com população superior a 100 mil habitantes foram considerados.

Cidades mais seguras do Rio de Janeiro:

1. Petrópolis

Foto: Mignic/Pixabay

Também chamada de “Cidade Imperial”, Petrópolis é classificada como a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, abrigando cerca de 278 mil residentes. Fundada em 1843, esta cidade se destaca por seu Centro Histórico que preserva uma arquitetura eclética do século XIX. Além disso, Petrópolis oferece trilhas cênicas, cachoeiras, e anualmente celebra a Bauernfest, um festival em homenagem aos imigrantes alemães durante o mês de junho.

2. Nova Friburgo

Foto: Flickr

Já na segunda posição do ranking do Rio de Janeiro, Nova Friburgo é conhecida por suas ruas arborizadas e ambiente bucólico, atraindo muitas famílias do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Fundada em 1818, a cidade possui aproximadamente 191 mil habitantes e é famosa pela Casa Suíça, Parque Estadual dos Três Picos e a Praça do Suspiro.

3. Mesquita

Foto: Wikimedia Commons

A terceira cidade mais segura do Rio de Janeiro é Mesquita, que se destaca por suas belas cachoeiras e ricas florestas. Embora tenha sido oficialmente fundada apenas em 1999, a cidade experimentou um rápido crescimento desde a década de 1950, agora com mais de 177 mil habitantes. Seu nome deriva do Barão de Mesquita, proprietário das fazendas que formam a região central da cidade.

4. Campos dos Goytacazes

Foto: Wikimedia Commons

Enquanto isso, Campos dos Goytacazes ocupa a quarta posição no ranking, e é um centro educacional importante, abrigando universidades públicas e privadas de destaque no estado. Fundada em 1677, a cidade tem cerca de 483 mil habitantes e é a quinta cidade mais populosa e a de maior extensão territorial do Rio de Janeiro. Sua proximidade com a maior plataforma petrolífera do Brasil, a P-51 na Bacia de Campos, lhe conferiu o título de “Capital Nacional do Petróleo,” juntamente com Macaé.

5. Nilópolis

Foto: Wikimedia Commons

Nilópolis, o quinto município mais seguro do Rio de Janeiro, é um dos 13 municípios da Baixada Fluminense. Fundada em 1947, abriga uma parte do Parque Municipal de Nova Iguaçu, com uma área de 11 km². A cidade conta com aproximadamente 162 mil habitantes, com raízes na capitania hereditária de São Vicente, que pertenceu a Martim Afonso de Sousa em 1531.

6. Teresópolis

Foto: Wikimedia Commons

Na sexta posição do ranking, Teresópolis é um destino popular para o ecoturismo, com várias unidades de conservação natural, incluindo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Com uma população de cerca de 185 mil habitantes, a cidade também é conhecida pelo Castelo Montebello Medieval como atração urbana.

7. Niterói

Foto: Wikimedia Commons

Niterói, com cerca de 400 mil habitantes, é a sétima cidade mais segura do Rio de Janeiro. Fundada em 1573, foi a capital estadual fluminense até a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1974. Entre suas atrações populares estão a Praia de Icaraí e o complexo arquitetônico Caminho Niemeyer.

8. Maricá

Foto: Prefeitura de Maricá /Reprodução

Maricá, famosa por suas chácaras e grandes fazendas, ocupa a oitava posição nesta lista. Fundada em 1814, a cidade conta com belas praias, incluindo Recanto, Itaipuaçu, e Aeronáutica. Sua população atual é de aproximadamente 223 mil habitantes.

9. Belford Roxo

Concurso Belford Roxo – RJ
Foto: Reprodução

Belford Roxo, com uma população de cerca de 446 mil habitantes, foi estabelecida como município em 1990 após se separar de Nova Iguaçu. O rápido crescimento da cidade rendeu-lhe o apelido de “formigueiro humano”. Belford Roxo faz parte do grupo de 13 cidades que compõem a Baixada Fluminense.

10. São Pedro da Aldeia

Foto: Wikimedia Commons

Por fim, encerrando a lista das cidades mais seguras do Rio de Janeiro, temos São Pedro da Aldeia. Fundada em 1617, a cidade é um importante centro histórico e cultural do estado, abrigando monumentos como a Casa da Flor. Com uma população de cerca de 107 mil habitantes, a cidade também é famosa pela Laguna de Araruama, a maior massa de água hipersalina em estado permanente do mundo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário