Quando o carro dá algum problema, o motorista começa logo a pensar no prejuízo que vai levar para consertar. Esses defeitos são bem comuns após a instalação de um acessório em estabelecimentos paralelos, ou seja, que não são autorizados pela fabricante.
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O problema é que instalar um acessório fora da autorizada pode resultar na perda da garantia, gerando um prejuízo ainda maior para o consumidor. A história é quase sempre a mesma: o proprietário encontra o defeito, leva o automóvel na oficina da marca e ouve do consultor técnico ou do gerente que ele perdeu a garantia.
“Eu levei meu carro em uma loja de acessórios para instalar sensores de estacionamento no para-choque traseiro. Lá, esse sensor, de uma marca de boa qualidade, custava metade do que queriam me cobrar na concessionária. Mas, depois que o equipamento foi instalado, o carro apareceu com um problema na parte elétrica do alternador”, relata um cliente ao portal VRUM.
Chicote elétrico denuncia o motorista
A negativa da garantia geralmente ocorre após o profissional verificar o chicote elétrico do carro. Uma das consequências do aprimoramento tecnológico desse conjunto de fios, que conduzem os comandos e liga e desliga o veículo, é que ele pode transmitir o sinal para duas ou três coisas sozinho.
Quando o motorista leva esse sistema sofisticado a uma loja de acessórios qualquer, eles podem simplesmente cortar um fio e puxar outro para ligar os sensores de estacionamento, desarranjando todo o sistema elétrico do automóvel. Junto com o maior e mais novo problema, vem a perda da garantia.