O contra-filé é um corte de carne bovina muito apreciado, que tem uma camada de gordura na lateral e uma textura macia e suculenta. No entanto, alguns bifes costumam ficar inclinados quando são fritos ou grelhados.
Veja também: Carne dura na air fryer? Cuidado com os 5 erros que arruínam seu churrasco
Esse problema acontece porque não há espaço para reduzir o líquido, levando a um inchaço desigual. Sendo assim, ao permanecer inclinado, compromete a apresentação e o sabor do prato. Veja como contornar a situação.
Use a faca para não deixar o contra-filé inclinado
A princípio, o segredo para evitar que o contra-filé termine inclinado é fazer pequenas incisões na camada de gordura da carne. Logo, antes de levá-la ao fogo, realize cortes superficiais, que criam vazão aos fluidos da proteína.
Contudo, lembre-se de respeitar intervalos de 2 ou 3 centímetros, ao longo de toda a lateral do bife. Portanto, será possível impedir que a gordura encolha mais do que a carne e puxe as fibras, levando a uma porção desigual na finalização.
As incisões ajudam a deixar a carne macia
Além de evitar o ressecamento, cada incisão mantém a maciez e a suculência esperadas. Afinal, permite que o calor penetre melhor na carne, amolecendo os tecidos que formam os músculos, enquanto preserva o sabor.
Por outro lado, preserva a crosta dourada, que tem um toque defumado agradável e a absorção dos temperos. Desse modo, você nunca mais vai fazer um contra-filé inclinado e firme, que exige esforço durante a mastigação.
Esta receita de contra-filé é deliciosa
Enfim, o segredo de um contra-filé delicioso é temperar os bifes com sal, pimenta-do-reino e alho picado. Em seguida, é necessário fritá-los em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite extra virgem, visando reduzir as calorias.
Nesse caso, lembre-se de virar apenas uma vez, dado que o suco não deve sair por completo. Independente do ponto, reserve em um papel alumínio até preparar o molho na panela, reunindo vinho tinto, molho inglês e cebola fatiada.