Fim do Viva? Globo cria canais gratuitos para exibir novelas antigas

A novidade foi divulgada da última semana. Ao todo, serão quatro novos canais gratuitos disponibilizados pela Rede Globo.



A Globo anunciou na última semana, durante o evento Upfront, quais serão suas novidades para 2024. No entanto, um de seus novos projetos causou um verdadeiro choque nas pessoas que estavam presentes no evento, principalmente devido às consequências que ele pode trazer para um canal da própria Globo.

Veja também: Em ação inédita, Globo e Mercado Livre transformam apertos de mão em descontos

O novo projeto visa a criação de dois canais fast de novelas com o Viva, que exibirão novelas dos anos 70 e 80 de forma gratuita nas televisões conectadas. A decisão da Globo coloca em questionamento a utilidade do Canal Viva, disponível em televisão por assinatura por cerca de R$ 80.

De acordo com o anúncio da Globo, a TV conectada está presente em mais de 60% das residências brasileiras, tendo sua presença dobrada nos últimos cinco anos. Em contrapartida, a televisão por assinatura teve queda de 30% no último período, conforme um levantamento realizado pelo NaTelinha.

Globo lidera canais mais assistidos na TV por assinatura

A decisão da Globo ocorre em um momento em que a ClaroTV está renegociando os seus contratos com a emissora. O intuito da renegociação é diminuir o repasse feito aos produtores de conteúdo, como no caso o Grupo Globo. No entanto, conforme o levantamento do Kantar Ibope Media, 4 dos 5 canais mais assistidos na TV por assinatura são da Globo. São eles: GloboNews, SporTV, Viva, Premiere Clubes e AXN.

Ao todo, a Globo irá criar quatro canais fast em 2024. Além de dois direcionados para novelas antigas, o terceiro será para as temporadas de Malhação e o quarto com episódios da novela infantil Detetives do prédio Azul. Com isso, a Globo aumenta sua oferta de canais fast, que já conta com o GE Fast de esportes e Receitas Fast, de gastronomia.

Segundo a diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Manzar Feres, o Grupo irá “evoluir sem parar em novas maneiras de levar a mensagem de nossos parceiros de maneira fluida para a jornada desse consumidor brasileiro, que conhecemos tão bem”. Por fim, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, afirmou que as novas medidas fazem parte da estratégia da Globo visando o futuro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário